Geral

Estudantes de São Paulo estão em Alagoas para conhecer Programa Água Doce

23/06/2015
Estudantes de São Paulo estão em Alagoas para conhecer Programa Água Doce
Ayres informou sobre a programação, organizada pela secretaria, com as atividades que os estudantes participarão até 1º de julho (Foto: Ascom/Meio Ambiente e Recursos Hídricos)

Ayres informou sobre a programação, organizada pela secretaria, com as atividades que os estudantes participarão até 1º de julho (Foto: Ascom/Meio Ambiente e Recursos Hídricos)

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, recebeu, nesta segunda-feira (22), alunos da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), que estão em Alagoas para conhecer a execução do Programa Água Doce (PAD).
Os alunos também foram recepcionados pela coordenadora do PAD em Alagoas, Ana Cristina Azevedo. Inicialmente, os alunos receberam programação referente às atividades que participarão até 1° de julho.
“Para contribuir e ampliar o conhecimento de vocês, a secretaria vai levá-los aos municípios de Estrela de Alagoas, Palmeira dos Índios, Cacimbinhas, Igaci e Senador Rui Palmeira, onde o Programa Água Doce tem ações implantadas em benefício das famílias que residem, principalmente, nas comunidades”, informou o secretário Alexandre Ayres.
A programação organizada pela secretaria consiste em visita à Unidade Produtiva do Programa Água Doce, localizada na comunidade de Impueiras, em Estrela de Alagoas, onde haverá demonstração da despesca (retirada de peixes dos tanques) e troca de experiências com os moradores da região. Os alunos da Fundação Getúlio Vargas conhecerão, ainda, os sistemas de dessalinização.
A visita de campo se estenderá para o município de Igaci, nas comunidades de Santo Antônio e Calvário, com a realização de oficinas de sustentabilidade ambiental. Já em Senador Rui Palmeira, na comunidade Candunda, haverá uma reunião para realizar o acordo de gestão do sistema de dessalinização.

Expectativa

De acordo com a estudante de Gestão Pública, Letícia Deidone, seu interesse no curso é muito parecido com o dos seus amigos. “O nosso interesse se deu devido à vontade e curiosidade de saber como é o funcionamento da gestão pública de um país. Para isso, estamos conhecendo esses projetos que são consequências dos trabalhos bem sucedidos dos gestores”, afirmou.
A intenção dos professores da disciplina Imersão Local em proporcionar as viagens é mostrar a realidade das ações desenvolvidas por gestores de todo o país, por meio de aulas práticas que possibilitem o aluno vivenciar as ações, como, por exemplo, a forma que o Programa Água Doce é realizado e os benefícios que traz para a população.
A FGV São Paulo arca com as despesas de passagens e hospedagens dos estudantes, que ficarão responsáveis por alimentação e deslocamentos.