Geral

Ações da Educação atraem público diversificado em congresso acadêmico

22/06/2015
Ações da Educação atraem público diversificado em congresso acadêmico
Conhecimento e curiosidade levaram dezenas de pessoas ao stand da SEE. (Foto: Andréa Marinho)

Conhecimento e curiosidade levaram dezenas de pessoas ao stand da SEE. (Foto: Andréa Marinho)

As ações e projetos da Secretaria de Estado da Educação (SEE), que integram o stand do Governo de Alagoas no Congresso Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), atraíram público de diversas idades. Dentre as atrações, contações de história para crianças, oficinas de microscopia e experimentos científicos e apresentação de projetos científicos.
A apresentação de pesquisas promovidas pelas escolas estaduais Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca; e Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa, chamou a atenção dos visitantes pela praticidade, baixo custo e valor social.
Lysia Layne, aluna da Escola Izaura Antônia de Lisboa, apresentou dois projetos: gel a partir das sementes de linhaça para cabelos cacheados e sabonetes e pomadas feitas com óleo de cravo. “Por meio de nossos experimentos, vimos que este gel, ao ser combinado com a amora, dá brilho e rejuvenesce o cabelo, ajudando no combate à caspa e queda dos fios. Já os sabonetes são bons para combater os fungos das unhas”, explicou.
José Jeffeson dos Santos, da Escola Nossa Senhora da Conceição, expôs projeto sobre fungicida vegetal à base de sambacaitá, alho e cravo de defunto, o qual atraiu atenção do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Armando Zeferino Milioni, durante sua visita ao stand do Governo de Alagoas.
“Além de ser fácil de fazer e ter baixo custo, o nosso fungicida é natural e não agride a saúde nem o meio ambiente”, destacou o jovem.
Outro projeto de iniciação científica, desta vez na área de Astronomia, foi apresentado pelos alunos do programa Inicia, promovido pelo Observatório Genival Leite Lima (OAGLL), no Cepa.
“São trabalhos desenvolvidos desde 2010 com alunos da rede estadual. No programa, procuramos associar a Astronomia a temas que eles estudam na escola, a exemplo da Geometria Analítica”, contou o coordenador do OAGLL, Adriano Aubert.

Feira

Outra atração da SEE no stand foi a apresentação da chamada da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal) que expõe trabalhos científicos das escolas da rede estadual. Uma iniciativa do Centro de Ciência e Tecnologia (Cecite/ SEE), o evento está em sua terceira edição e será realizado em novembro.
A edição deste ano traz algumas mudanças, conforme explica o professor Aristophio Alves, integrante da comissão organizadora da feira. O evento será dividido em três etapas: a primeira nas escolas, que prossegue até o final.
“Selecionados os melhores projetos das CREs, promovemos a última etapa, que será feira estadual. A estimativa é que pelo menos 39 trabalhos sejam inscritos”, informou o professor.

Oficinas

As oficinas apresentadas ao público tiveram temáticas diversas. Foi possível aprender sobre o manejo de hortas escolares e microscopia, como também acerca dos cuidados básicos para a saúde vocal, por meio do Programa Voz que Ensina. Desde o ano passado, ele percorre as escolas da rede estadual.
“Vimos, tanto estudantes de Licenciatura, como professores. Percebemos, por exemplo, uma grande preocupação entre os estudantes, que serão futuros professores e ainda não tinham esse conhecimento sobre os cuidados necessários com a voz”, observou Rayné Melo, coordenadora do Programa Voz que Ensina e instrutora das oficinas.
O Caiite se encerra neste sábado, 20. Na programação, novas oficinas do Voz que Ensina e palestra sobre Escola sem Homofobia.