Geral

Mantido programa eletivo para cirurgias ortopédicas que zera fila no HGE

22/06/2015
Mantido programa eletivo para cirurgias ortopédicas que zera fila no HGE

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) mantém, desde o início do ano, um programa eletivo para a realização de cirurgias ortopédicas no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. A equipe foi criada com o propósito de manter o fluxo normal de cirurgias, evitando que os pacientes aguardem por longos períodos pelos procedimentos.
Desde a implantação do programa, o HGE realizou 336 cirurgias emergenciais, a exemplo de vítimas de acidentes de trânsitos e 145 procedimentos eletivos. De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, a meta para o hospital é realizar 60 cirurgias eletivas por mês.
“Com a ampliação da equipe de profissionais, que hoje conta com quatro médicos ortopedistas, e a pactuação entre os hospitais públicos e privados, a exemplo do Hospital do Açúcar, Santa Rita, Santa Casa de Misericórdia e Nossa Senhora de Fátima, a Sesau vem conseguido reverter o quadro de acumulo de pacientes a espera de um procedimento cirúrgico”, destacou a secretária.
Rozangela Wyszomirska lembrou que a realização das cirurgias eletivas depende, ainda, da realização de exames pré-operatórios e do controle de quadros de infecção. “A infecção tem que ser sanada para a realização da cirurgia e, às vezes, isso demanda mais tempo”, ressaltou.
Segundo o diretor de Atenção Hospitalar e de Urgência da Sesau, Rogério Barboza, o cuidado com o paciente não termina com a cirurgia. “No passado foram realizados em Alagoas esforços para a realização de operações sem a garantia de acompanhamento do quadro clínico das pessoas. Hoje a Sesau conta com uma estrutura que permite a atenção perene aos pacientes, cuidando do pós-operatório e tratamento de fisioterapia, quando necessário”, explicou o diretor.
Um dos pacientes do HGE que passou por procedimentos cirúrgicos, Franklin Lima, elogiou o atendimento prestado pelo hospital e tratamento que recebeu de toda a equipe. “Sofri um acidente de moto e quebrei os dois braços”, revelou o paciente, que evidenciou o tratamento recebido pela equipe multidisciplinar do HGE.
O paciente destacou a qualidade do atendimento, especialmente, por parte da equipe de enfermagem. “As profissionais de enfermagem me atenderam de forma técnica e com sensibilidade, auxiliando profundamente na minha recuperação”, destacou.

Mutirões no Interior

O diretor de Assistência Hospitalar e de Urgência da Sesau, Rogério Barboza, destacou que no próximo dia 26, em Santana do Ipanema, será realizado um mutirão para triagem de cirurgias ortopédicas no Hospital Clodolfo Rodrigues. Já no dia 10 de julho, o mutirão será realizado em Palmeira dos Índios, no Hospital Santa Rita.
Os mutirões, que acontecem em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), contarão com a participação de quatro médicos ortopedistas, que realizarão a triagem dos pacientes e a programação dos procedimentos cirúrgicos caso necessário.
“Os mutirões fazem parte da política de regionalização da assistência, organizada pela secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirsca, que reforça a resolutividade e número de procedimentos no interior do Estado, diminuindo a necessidade de deslocamento dos pacientes para grandes centros de referência”, explicou Rogério Barboza.