Geral

Fapeal promove lançamentos e anuncia novidades para comemorar 25 anos

22/06/2015
Fapeal promove lançamentos e anuncia novidades para comemorar 25 anos
Fábio Guedes ressaltou o papel fomentador da Fapeal. (Foto: Ascom Fapeal)

Fábio Guedes ressaltou o papel fomentador da Fapeal. (Foto: Ascom Fapeal)

No próximo mês de setembro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) completa 25 anos. Para comemorar, a atual gestão da instituição, iniciada em janeiro, tem preparado novidades para todo o ano de 2015 e também 2016. Algumas delas foram anunciadas durante o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite).
Além dos quatro editais já lançados pela instituição este ano, outros já se encontram em elaboração pela equipe técnica e científica ou em análise pela Procuradoria Geral do Estado para lançamento entre as próximas semanas e os meses seguintes.
Estão sendo organizadas desde chamadas tradicionais, mas que não haviam sido abertas nos últimos anos, como o Pibic Jr, que incentiva a iniciação científica ainda no ensino médio, e está em fase de análise de projetos e seleção de alunos, como também em áreas não tão exploradas pela instituição até agora, caso da Cultura, que deve ganhar um edital no ano que vem.
Os anúncios foram feitos no estande do Governo do Estado, durante o Caiite. O evento serviu também para a apresentação da marca comemorativa e programação dos 25 anos e das mudanças na marca institucional, além do lançamento do novo site da instituição, da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e do portfólio de programas da Fundação.
“Na minha opinião, é um salto qualitativo para a área da ciência, tecnologia e inovação de Alagoas”, disse a professora Rosaline Mota, responsável pelo projeto do BDTD.
Para o presidente da Fapeal, Fábio Guedes, o estande do Governo do Estado, no Caiite, e a programação conjunta das instituições foram uma mostra das diretrizes do governador Renan Filho, de que secretarias e administração indireta trabalhem interagindo.
Sobre o aniversário da fundação, ele espera que sirva também para divulgar o trabalho realizado ao longo de duas décadas e meia. “Uma instituição que fez com que cientistas e pesquisadores crescessem e dessem a Alagoas uma grande contribuição precisa se popularizar ainda mais, Alagoas precisa saber a importância desta instituição”, frisou Guedes.
O secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, Pablo Viana, ressaltou a parceria entre os órgãos do sistema. “Não conseguimos trabalhar hoje de forma desvinculada. A Fapeal está colocando hoje a possibilidade que temos de configurar e fortalecer ainda mais os vínculos dos projetos conjuntos para nosso estado”, disse.
O presidente do Inmeq, Luiz Pedro Brandão, agradeceu o apoio que vem recebendo da Fapeal e da Secti. “Nossa principal missão no Caiite é divulgar nosso trabalho. Somos o representante do Inmetro em Alagoas, trabalhamos com a conformidade, a metrologia legal e a fiscalização de tudo aquilo que é medido”, explicou.