Geral

Hemoal qualifica atendimento a pacientes com Anemia Falciforme

19/06/2015
Hemoal qualifica atendimento a pacientes com Anemia Falciforme
Tratamento humanizado melhora relação paciente e instituição. (Foto: Carla Cleto)Tratamento humanizado melhora relação paciente e instituição. (Foto: Carla Cleto)

Tratamento humanizado melhora relação paciente e instituição. (Foto: Carla Cleto)Tratamento humanizado melhora relação paciente e instituição. (Foto: Carla Cleto)

Para qualificar o tratamento dos 454 alagoanos, portadores de Anemia Falciforme, caracterizada como uma alteração nas hemácias, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) lançou, nesta quinta-feira (18), no auditório da instituição, o Programa Bem Estar. Por meio da iniciativa, a equipe multidisciplinar do Ambulatório de Hematologia do Hemoal pretende estimular os pacientes a comparecerem às consultas periodicamente, tomar a medicação corretamente e adotar medidas preventivas para evitar as complicações que a doença pode causar, a exemplo do Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Para isso, os hematologistas da instituição realizaram a adesão ao programa e um cadastro online, onde fornecem os nomes dos pacientes, que receberão em suas residências um kit contendo material informativo e educativo.
O material é formado por folders, cartilhas e livretos, nas versões adulto e infantil, que explica o que é a doença, como é originada, quais os sintomas, quais os medicamentos indicados e como utilizá-los corretamente.
Com esta ação, a equipe multidisciplinar do Hemoal espera reduzir o número de pacientes que, por necessitarem constantemente de transfusões, em razão da anemia, apresentam sobrecarga de ferro em órgãos como o fígado e coração, além de inflamação da vesícula biliar, aumento do baço, dores ósseas, articulares, na barriga e infecções de repetição.
“O Programa Bem Estar irá estimular os pacientes e seus familiares a adotarem a prática do autocuidado, envolvendo também a equipe multidisciplinar do Ambulatório de Hematologia”, ressaltou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

Central Bem Estar

E além do material didático, que para as crianças é lúdico, o Programa Bem Estar irá disponibilizar um telefone gratuito para os pacientes esclarecerem suas dúvidas. Para obter informações, basta ligar para o 0800 770 7019, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, onde uma equipe de profissionais treinada irá atender e tirar todas as dúvidas dos pacientes.
Presente ao lançamento, o presidente da Associação Alagoana de Anemia Falciforme, Sidney Santos, evidenciou que o Bem Estar deve trazer muitos benefícios aos portadores da doença atendidos no Ambulatório de Hematologia do Hemoal.
“Ainda enfrentamos a resistência de um grande número de pacientes em seguir o tratamento integralmente. Por isso, acreditamos que o Bem Estar irá estimulá-los a adotar medidas preventivas e realizarem o acompanhamento integral”, destacou Sidney Santos.