Geral

Educadores debatem políticas públicas do Plano Estadual de Educação

19/06/2015
Educadores debatem políticas públicas do Plano Estadual de Educação
Plano é um projeto de Estado que deve ser debatido com toda a sociedade para melhorar ensino. (Foto: Valdir Rocha)

Plano é um projeto de Estado que deve ser debatido com toda a sociedade para melhorar ensino. (Foto: Valdir Rocha)

Professores, técnicos, militantes dos movimentos sociais e representantes das 13 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) debateram a melhoria na qualidade do ensino público em mais uma consulta pública ao Plano Estadual de Educação (PEE), que vai reunir as políticas públicas educacionais para Alagoas para o período de 2016-2025.
O debate aconteceu nesta quarta-feira (17), no auditório do Centro de Formação dos Servidores da Educação (Cenfor), que fica nas dependências do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no bairro do Farol, em Maceió.
Desde o início do ano passado, a comunidade educacional de Alagoas debate o documento que tem como base o Plano Nacional de Educação (PNE) sancionado pela presidente Dilma Roussef em junho de 2014.

Próximas etapas

De acordo com o professor Juliano Brito, coordenador do Fórum Estadual Permanente de Educação (Fepeal), o plano é um projeto de Estado que deve ser debatido com toda a sociedade alagoana.
“Por isso, está sendo elaborado com a colaboração de todos os segmentos possíveis: diretores, coordenadores, professores, técnicos, alunos e pais”, destacou o educador.
Juliano Brito disse, também, que esta foi uma das últimas discussões sobre o PEE antes da entrega ao Poder Legislativo Estadual, o que deve acontecer até o final de junho. No entanto, depois desse prazo, será realizada, pelo menos, mais uma audiência pública em cada região do estado.
“O resultado dessas audiências será encaminhado aos parlamentares estaduais, para que sirva de subsídio à discussão sobre o plano naquela casa legislativa”, explicou Juliano.
Depois de passar pela Assembleia, o documento segue para sanção do governador Renan Filho.