Geral

Xoteando Chico Doido: versos sem pudores ao ritmo compassado do xote

12/06/2015
Xoteando Chico Doido: versos sem pudores ao ritmo compassado do xote

Próximo sábado, 13 de junho, dia de Santo Antônio, o Instituto Lumeeiro e o Sesc apresentam o recital Xoteando Chico Doido. A poesia de Chico Doido de Caicó aliada ao xote nordestino prometem esquentar a tarde deste sábado.

1

Ao estilo mais quente e arrochado dos festejos juninos, Ricardo Cabús usa toda sua irreverência para dar voz aos versos sem pudores de Chico Doido de Caicó. Nascido no interior do Rio Grande do Norte, o poeta buscou nas peculiaridades do sertão brasileiro a inspiração para rimas ousadas e vocabulário desmedido. Surgida da cultura popular e escrita para ela, ambiguidades não é o forte de sua poesia, que prefere a palavra em sentido claro, direto e objetivo, podendo fazer corar os desavisados. Entre os versos que podem ser ouvidos neste recital estão: “Sou doido por mulher/ Sou doido por cachaça/ Sou doido pra gastar dinheiro (…) E sou doido propriamente dito”.

Para acompanhar os versos do potiguar, a música não poderia ser mais versátil: o xote. Jâneo Amorim dedilha em sua sanfona clássicos que vão de Luiz Gonzaga a Gilberto Gil, em um ritmo compassado que convida à dança. O recital Xoteando Chico Doido, ao destacar o nordeste em versos e notas, ressalta, estimula e aproxima o público a conhecer e reconhecer as riquezas de sua própria cultura.

O recital acontecerá às 17h, no Teatro Jofre Soares, localizado no Sesc Centro, e tem entrada gratuita, sem distribuição prévia de ingressos. Aqueles que possuem a carteira de Amigo do Papel no Varal podem fazer reservas de até 02 (dois) lugares enviando um e-mail, com nome completo e número da carteira, para o endereço [email protected]. A reserva dos lugares estará garantida até 10 (dez) minutos antes do horário marcado para o início do recital.