Geral

Dia Nacional da Educação Ambiental é comemorado com atividades no Cepa

05/06/2015
No decorrer da programação, foram realizadas oficinas com artesanato com material reciclável, distribuição de mudas de árvores e dicas para cultivar uma horta caseira, além de jogos recreativos e ‘contação’ de história (Fotos: José Demétrio)

No decorrer da programação, foram realizadas oficinas com artesanato com material reciclável, distribuição de mudas de árvores e dicas para cultivar uma horta caseira, além de jogos recreativos e ‘contação’ de história (Fotos: José Demétrio)

O Dia Nacional da Educação Ambiental, comemorado nesta quarta-feira (3) de junho, em todo Brasil, foi lembrado pelas escolas públicas do Estado com várias atividades culturais, de saúde e recreativas realizadas no Centro Educacional de Pesquisa Aplica (Cepa), no bairro do Farol, em Maceió.
A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (SEE) por meio da Gerência de Diversidade em parceria com diversas entidades e, no decorrer da programação, foram realizadas oficinas com artesanato com material reciclável, distribuição de mudas de árvores e dicas para cultivar uma horta caseira, além de jogos recreativos e ‘contação’ de história.
Ocorreram ainda apresentações da banda de música da Polícia Militar de Alagoas; da banda fanfarra da escola José Bonifácio, de Rio Largo; coral dos alunos da Escola Estadual Moreira e Silva e alunas de ginástica rítmica do Núcleo de Educação Artística do Cepa.
Para Fátima Rebelo, diretora de Modalidades e Diversidade da SEE, o evento suscitou a discussão sobre educação ambiental entre os integrantes da comunidade estudantil. “Estamos satisfeitos com os resultados e com a grande participação de alunos”, avaliou.
“Apesar da chuva no início do dia, a participação da comunidade superou a expectativa”, destacou Irani Neves, da Gerência de Diversidade da SEE. “Isso mostra que estamos no caminho certo, ao promover eventos que debatam a questão da educação ambiental e ajudem a aumentar o nível de conscientização dos nossos alunos”, acrescentou.

Saúde

A programação atraiu não só a comunidade estudantil, mas também a população do Farol e imediações. A dona de casa Ana Maria da Silva, de 56 anos, moradora do Pinheiro, aproveitou a oportunidade para conferir pressão, glicemia e o índice de massa corporal. Tudo gratuitamente.
“Graças a Deus que está tudo bem comigo”, afirmou Ana Maria, assim que foi atendida pelas estudantes de Enfermagem da Faculdade Estácio de Sá numa das tendas montadas pelos parceiros do evento. Mãe de um casal de filhos e ex-aluna da Escola Estadual Moreira e Silva, ela elogiou a iniciativa da SEE em comemorar o Dia Nacional da Educação Ambiental com ações para a melhoria da saúde das pessoas.
Outra palestra de saúde pública foi ministrada pelo Sesc, que abordou a temática da sexualidade com os jovens. “ É sempre bom aprender mais e saber como se prevenir para evitar doenças sexualmente transmissíveis”, afirmou Everton Ryan dos Santos, 14 anos, aluno do 8º ano da Escola Estadual Maria José Loureiro.

Meio ambiente

Dentro da programação do evento, foram realizadas também oficinas com artesanato com material reciclável, distribuição de mudas de árvores e dicas para cultivar uma horta caseira, além de jogos recreativos e ‘contação’ de história.
O evento contou também com a parceria do Instituto Travessia, que tem sede em Recife (PE), mas desde o início do ano vem desenvolvendo projetos de educação ambiental em Maceió. De acordo com os integrantes da organização não-governamental, um dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Travessia é o ‘Projeto Cata Mais”, voltado para os catadores de materiais recicláveis da capital alagoana.
Um dos pontos altos da programação foi a palestra sobre educação ambiental, ministrada pelas educadoras ambientais Virgínia Muller e Cristiane Rodrigues, técnicas da Secretaria Municipal da Educação de Maceió (Semed).
Durante a palestra Cidadania e Gestão de Resíduos Sólidos, elas enfocaram a importância da reciclagem e alertaram para necessidade da preservação constante da natureza.

Histórico

A lei que institui o dia 3 de junho como o Dia Nacional da Educação Ambiental foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 14 de maio de 2012. Além disso, o debate sobre Educação Ambiental acontece dentro da ‘Semana do Meio Ambiente’, porque 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.
A data foi instituída como Dia Mundial do Meio Ambiente pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia.