Geral

Jardel Aderico vai às rádios de Arapiraca divulgar novo Centro de Acolhimento

03/06/2015
Jardel Aderico vai às rádios de Arapiraca divulgar novo Centro de Acolhimento
Secretário de Prevenção Social à Violência, Jardel Aderico, voltou a Arapiraca na última terça-feira (02) para divulgar as atividades do novo Centro de Acolhimento (Fotos: Ascom Seprev)

Secretário de Prevenção Social à Violência, Jardel Aderico, voltou a Arapiraca na última terça-feira (02) para divulgar as atividades do novo Centro de Acolhimento (Fotos: Ascom Seprev)

O secretário de Prevenção Social à Violência, Jardel Aderico, voltou a Arapiraca na última terça-feira (02) para divulgar as atividades do novo Centro de Acolhimento, ligado à Rede Acolhe, que presta assistência aos dependentes químicos em Alagoas. O equipamento público foi entregue à população na última semana durante as ações do Governo Presente, que levou vários serviços do Governo do Estado à região do Agreste.
O titular da secretaria concedeu entrevista na rádio Novo Nordeste, ao radialista Nelson Júnior, e à rádio Nova FM, ao radialista José Rocha. Durante as conversas, foi explicado como funciona o Centro de Acolhimento, que está preparado para receber dependentes químicos e também orientar famílias sobre como proceder para ajudar os parentes que estão envolvidos com o vício de álcool e entorpecentes.
“Esse Centro de Acolhimento é um instrumento de integração, liga toda a rede de serviços da área de política sobre drogas para aproximar as pessoas desses serviços. Nosso objetivo é dar ao dependente químico uma outra alternativa, uma possibilidade para que ele deixe o consumo de drogas, rompa essa relação e possa ter um futuro digno”, explicou o secretário.
Desde a abertura do Centro de Acolhimento, algumas mães e pais já estiveram na sede da unidade em busca de ajuda para os filhos. O coordenador da unidade, Thomas Artur, recebeu no sábado (30) um senhor que está com o filho de 16 anos envolvido com as drogas. “Ele veio pedir ajuda para o adolescente, disse que tem medo que ele morra por causa do vício e o envolvimento com os traficantes”, contou, acrescentando que uma equipe dos Anjos da Paz já agendou uma visita à casa da família para conversar com o adolescente.
Quando o dependente aceita receber ajuda, ele é encaminhado para uma das comunidades acolhedoras que são credenciadas pelo Governo do Estado. Um trabalho terapêutico, coordenado por psicólogos e uma rede de profissionais, é feito durante seis meses para afastar o dependente do ambiente de consumo, além de construir nele um novo comportamento em relação à droga, que o distancie das relações que facilitem o consumo.
“Esse dependente químico em Alagoas se relaciona com criminalidade, com violência. É esse dependente químico que também, dependendo das circunstâncias, mata e morre no Estado de Alagoas. Então acolhendo a gente interfere efetivamente nessa lógica de criminalidade e violência que está estabelecida no ambiente de consumo e tráfico de drogas”, finalizou o secretário Jardel Aderico.
O Centro de Acolhimento atua em parceria com os equipamentos de saúde da Prefeitura de Arapiraca e está preparado para atender toda a demanda do Agreste e Sertão de Alagoas. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Barão de Alagoas, 118, no bairro Alto do Cruzeiro. O telefone de contato é o 3539-8441.