Geral
Rafael Brito garante nova prensa hidráulica para a Associação de Catadores


Rafael Brito garantiu uma nova prensa hidráulica que ofereça maior capacidade e agilidade na hora de realizar o serviço (Foto: Ascom SETE)
A Associação dos Catadores de Arapiraca recebeu a visita do secretário Rafael Brito e técnicos da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego, durante a realização do Governo Presente. Na oportunidade, ele conheceu a realidade dos catadores e a estrutura da sede. Pelo grande volume arrecadado, o material reciclável é armazenado em todas as áreas da entidade.
Acompanhado pela vice- presidente da Associação, Maria Socorro da Silva, o secretário do Trabalho averiguou de perto a máquina de prensa hidráulica utilizada para confeccionar fardos do tamanho padrão exigido pela indústria.
No entanto, a reclamação dos catadores é que a máquina é muito lenta e não oferece a capacidade de empacotamento que eles desejam. “Ela demora mais de uma hora para prensar o papelão e só amassa 130 quilos. O ideal para gente seria uma máquina que tivesse a condição de prensar 300 quilos”, explicou Socorro.
Observando a máquina e entendendo a dificuldade da Associação diante de um processo tão lento, Rafael Brito garantiu uma nova prensa hidráulica que ofereça maior capacidade e agilidade na hora de realizar o serviço.
“Vamos agilizar o processo junto à Secretaria de Trabalho para que possamos num menor espaço de tempo poder adquirir a máquina e entregar a Associação dos Catadores de Arapiraca”, afirmou.
O titular da pasta do Trabalho informou ainda que irá disponibilizar todo o equipamento de proteção individual para eles, como: luvas, botas, óculos e capacetes. “Além de dá mais segurança, os equipamentos simbolizam também um trabalho de campo com condições de vida mais digna, afinal todos são trabalhadores que merecem nosso respeito”, declarou.
A Associação de Catadores de Arapiraca atualmente formada por 20 associados é a única entidade de coleta de material reciclado do município. “Nossa intenção é acompanhar através do projeto Cata Mais para que a atividade seja ampliada e ela se transforme em uma cooperativa com mais catadores”, concluiu Rafael.
Mais lidas
-
1MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln
-
2FUTEBOL
Weverton vê Palmeiras maduro para jogo com São Paulo e convoca torcida: 'Domingo de casa cheia'
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4DISCUSSÃO
Duda Guerra desmente término com Benício Huck após polêmica
-
5NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS
Segundo envolvido na morte do sargento reformado morre neste sábado, em confronto com a polícia