Geral

Secretaria da Mulher leva cidadania à população de Arapiraca

30/05/2015
Secretaria da Mulher leva cidadania à população de Arapiraca
Secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Roseane Cavalcante, conversoucom os conselheiros de direitos (Foto: Shirley Veloso)

Secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Roseane Cavalcante, conversoucom os conselheiros de direitos (Foto: Shirley Veloso)

Diversas ações foram desenvolvidas pela Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, neste primeiro dia de Governo Presente, no Agreste alagoano. Logo no início dos trabalhos, o governador Renan Filho assinou o termo de parceria entre os governos federal, estadual e municipal, que garante o funcionamento da Casa Abrigo, em Arapiraca. No momento também foi entregue um veículo para a realização do transporte dessas mulheres.
A Casa Abrigo é um local de acolhimento sigiloso, para mulheres e filhos vítimas de violência doméstica e que não disponham de local seguro para permanecerem. O ambiente tem capacidade para receber vinte mulheres.
A Secretaria, por meio da superintendência da Criança e do Adolescente, também levou para a comunidade a discussão dos temas “Combate à violência sexual à criança e ao adolescente´´ e “ Combate ao trabalho infantil´.
A superintendência reuniu na Escola Municipal Hugo Lima, os alunos do 8º e 9º anos, que após a exposição do assunto, tiveram a oportunidade de fazer relatos e expor mensagens através de desenhos.
Na sede do Clube dos Dirigentes Logistas (CDL), do município, aconteceu uma palestra da controladora geral do Estado, Clara Bugarim. Ela fez uma explanação para diversos representantes da sociedade civil, sobre a importância do controle social.
No momento foram distribuídas cartilhas, abordando a importância da transparência pública, e destacando o dever do Estado de promover a conscientização e participação popular no controle dos recursos públicos.
A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Roseane Cavalcante, Rosinha da Adefal, aproveitou a oportunidade também para conversar com os conselheiros de direitos, presentes ao evento, sobre a realização das conferências que acontecem este ano.
Ainda nesse primeiro dia de ações do Governo Presente, na região, a Secretaria, realizou palestras sobre direitos humanos e jogo de basquete com atletas cadeirantes. O primeiro piloto surdo do país, João Avião, fez uma exposição sobre a luta encampada por ele para vencer os obstáculos e abrir o mercado de pilotagem aérea aos surdos brasileiros.
Outro importante instrumento para levar cidadania à população é o “ônibus da mulher´´ que também serviu de apoio à equipe que fez o trabalho de orientação psicossocial e jurídico às mulheres vítimas de violência doméstica. Durante todo o dia vários atendimentos foram realizados.