Geral

Adeal realiza trabalho de educação sanitária nas comunidades rurais

29/05/2015
Adeal realiza trabalho de educação sanitária nas comunidades rurais
Nas escolas rurais, além das palestras, a equipe técnica da Adeal também fez simulações (Foto: Ascom Seapa)

Nas escolas rurais, além das palestras, a equipe técnica da Adeal também fez simulações (Foto: Ascom Seapa)

A campanha de combate ao uso indevido de produtos agrotóxicos e afins ganha reforço com a realização de ciclos de palestras realizadas nas comunidades rurais pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), por meio da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). O trabalho conta com a parceria do Núcleo do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual.
Além de produtores rurais, que já são orientados sobre a utilização correta desses produtos, estudantes da zona rural também são conscientizados e alertados sobre os perigos que estão envolvidos no uso incorreto de agrotóxicos.
Esta semana, em parceria com fiscais das Unidades Locais Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav), o Programa Estadual de Educação Sanitária da Adeal realizou um trabalho de campo com a aplicação do método Soma, para alunos de escolas situadas na zona rural dos municípios de Porto Calvo, São Luiz do Quitunde, Coruripe e Viçosa. Já nos municípios de Coité do Nóia e Maribondo, as ações foram efetuadas com visitas aos produtores rurais em suas propriedades.
“A grande maioria dos alunos são filhos de agricultores. Nosso objetivo é conscientizar os estudantes para que eles possam incentivar e cobrar dos pais o uso correto dos produtos agrotóxicos e afins. Queremos que eles se tornem jovens multiplicadores nas comunidades onde vivem”, declarou a responsável pelo Programa de Educação Sanitária da Adeal, fiscal estadual agropecuária Maria de Fátima Figueirêdo.
Nas escolas rurais, além das palestras, a equipe técnica da Adeal também fez simulações de ações de campo, a exemplo do manuseio correto e obrigatório do Equipamento de Proteção Individual (EPI) completo e a exibição de um breve filme educativo sobre o uso correto de agrotóxicos, desde a aquisição na compra até a devolução das embalagens vazias.
Para o próximo mês, estão previstas ações em municípios no sertão de Alagoas. “Também vamos estar presentes com o trabalho de educação sanitária por ocasião recebimento itinerante de embalagens vazias, que será realizado na segunda semana de junho, em Porto Real do Colégio e Igreja Nova”, afirmou a responsável pelo programa.