Geral

Mudas do APL de Fitoterapia começam a ser distribuídas pela Secretaria de Saúde

29/05/2015
Mudas das plantas foram desenvolvidas no Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Fotos: Ascom Sesau)

Mudas das plantas foram desenvolvidas no Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Fotos: Ascom Sesau)

Agricultores de Flexeiras, São Luiz do Quitunde e Messias receberam, nesta quinta-feira (28), duas mil mudas do Projeto de Estruturação, Desenvolvimento e Fortalecimento de Arranjos Produtivos Locais de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. A entrega faz parte de um projeto piloto que está sendo viabilizado em conjunto com as Secretarias de Estado da Saúde (Sesau), da Agricultura e do Desenvolvimento Econômico e Turismo. As plantas futuramente serão transformadas em alguns produtos, como xaropes.
As mudas das plantas foram desenvolvidas no Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas. Foram distribuídas mudas de hortelã miúda, Boldo do Chile, Erva Doce, Anis, Romã, Vick, Erva Cidreira, Amora, Babosa, Pra Tudo, Aroeira, Arruda e Noni.
“Esse é um projeto que beneficiará centenas de agricultores, que estão tendo acesso ao uso correto e racional de plantas medicinais, com a introdução de forma de cuidar diferente. E, ainda, tem mais um produto que irá gerar renda dentro do programa de Agricultura Familiar”, disse Erivanda Meirelles, diretora de Assistência Farmacêutica.
Além dos agricultores, algumas mudas foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde de Flexeiras, que irá encaminhar ao CAPS, onde será implantado um hortomedicinal. No Ceca da Ufal estão sendo cultivadas mudas de Guaco, uma planta medicinal originária da América do Sul, que será entregue ao APL Fitoterápico. A planta é destinada ao tratamento de gripe, asma ou bronquite.