Geral

Alagoas sedia pela primeira vez Fórum Nacional de Conselhos de Educação

27/05/2015
Alagoas sedia pela primeira vez Fórum Nacional de Conselhos de Educação
Alagoas vai ser contemplada com discussões sobre educação de alto nível, uma oportunidade de conhecer políticas públicas para reverter indicadores do Estado (Foto: Valdir Rocha)

Alagoas vai ser contemplada com discussões sobre educação de alto nível, uma oportunidade de conhecer políticas públicas para reverter indicadores do Estado (Foto: Valdir Rocha)

Propor uma unidade das políticas públicas da Educação, respeitando as diferenças culturais e geográficas das regiões brasileiras é a principal missão do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação. Com uma vasta programação, que inclui debates, apresentações culturais, passeios, mesas redondas e outras atividades, Alagoas vai sediar a 44ª edição do encontro, entre os dias 6 e 9 de junho, no hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió.
O 44º Fórum promete unir conselheiros estaduais dos 26 estados e Distrito Federal, além de representantes do Ministério da Educação (Mec). Para os profissionais alagoanos de educação, o momento é único, conforme explica o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Campos.
“É a primeira vez que o evento acontece em Alagoas. Apenas por esse feito, já temos muito a comemorar, pois o Estado com o pior Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] do Brasil vai ser visto com possibilidade de mudança. Temos profissionais competentes que estão lutando diariamente para essa transformação. Possuímos ousadia, capacidade e comprometimento com a educação. Os nossos indicadores são reflexos de políticas equivocadas de décadas. Temos confiança que realizaremos um grande evento. E a Secretaria de Estado da Educação está arcando com a maioria das despesas, apoiando de forma relevante,” destaca o reitor.
De acordo com a professora e conselheira do Fórum, Sara Jane Cerqueira, Alagoas vai ser contemplada com discussões sobre educação de alto nível. “Vamos ter oportunidade de aprender com estados que fizeram certo, que fizeram políticas públicas acertadas. Vamos trocar experiências exitosas. Considero um momento muito singular para o Estado,” explica.
O reitor Jairo Campos adianta ainda que por ser o estado anfitrião, será possível ter uma mesa redonda, na qual todas as esferas da categoria se farão presentes: O reitor da Ufal, Eurico de Barros Lôbo Filho, representando o ensino superior; o secretário de estado da Educação, Luciano Barbosa, falando pelo ensino estadual público; o reitor da Uneal Jairo Campos, representando os Conselheiros da Educação; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), representando a categoria e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), falando pelos profissionais da educação dos municípios alagoanos.

Novidades

Pela primeira vez, depois de quatro décadas, o encontro vai produzir uma carta direcionada à sociedade civil brasileira, registrando, por meio de um documento, o que ficou estabelecido no Fórum. Constarão informações sobre desafios, perspectivas, metas e a realidade. Vai ser chamada Carta do Fórum Nacional – Alagoas.
A outra atividade inovadora será a apresentação de uma ação exitosa por estado. A ação de Alagoas será a experiência dos Conselhos Estaduais de Educação junto às audiências públicas, com vários setores da sociedade civil. Desde quilombola, indígenas, meio rural, até educação privada. “Esses relatos de cada conselho, em sua maioria foram publicados em artigos científicos, e aqui ganharão mais notoriedade, e poderão ser replicados, pois uma experiência positiva, vale ser copiada!,” finaliza Jairo Campos.