Geral

José Wanderley Neto e equipe fazem mais um transplante cardíaco

24/05/2015
José Wanderley Neto e equipe fazem mais um transplante cardíaco
Transpl02

Coração de um jovem de 18 anos de idade deu vida nova ao aposentado Paulo Pedro da Silva, que sofria de insuficiência cardíaca e corria risco de morte

O Instituto de Doenças do Coração (IDC) realizou mais um transplante cardíaco e o paciente já recebeu alta e está em casa. A cirurgia foi realizada pelo cirurgião cardíaco José Wanderley Neto e sua equipe.

Paulo Pedro da Silva, de 57 anos de idade, sofria de miocardiopatia dilatada. Na fila de espera desde o final de janeiro deste ano, ele corria risco de morte se não recebesse a doação nos próximos meses.

Por conta de sua doença, Paulo Pedro já não conseguia mais trabalhar e estava aposentado. Ele reside no município de Coruripe, onde tem família.

O doado foi um jovem de 18 anos de idade. Local onde morava e as circunstâncias em que sofreu morte cerebral e o que levou a isso não foram informados.

A miocardiopatia dilatada – trata-se de uma doença do músculo do coração que impede o bombeamento adequado de sangue para o corpo, causando complicações como arritmias, coágulos de sangue e morte súbita.

É a causa mais comum da insuficiência cardíaca – caso de Paulo Pedro -, que é a incapacidade do coração bombear adequadamente para fornecer oxigênio aos órgãos e tecidos do corpo.

O paciente será agora acompanhado pelas equipes de José Wanderley Neto mediante avaliações periódicas, até que seja considerado em condições de retomar suas atividades normais, o que costuma ocorrer em poucos meses.

O cardiologista torce, agora, para que apareçam mais doadores; há, na fila de espera mais três pacientes em situação análoga a de Paulo Pedro – se demorarem a receber um novo coração também correm sério risco.