Geral

Em defesa dos direitos das mulheres, Silvania Barbosa prestigia Conferência na OAB

22/05/2015
Em defesa dos direitos das mulheres, Silvania Barbosa prestigia Conferência na OAB

Silvania

Vice-presidente da Comissão de Direitos da Mulher, formada em Direito e com bacharelado em Ciências Sociais, a vereadora Silvania Barbosa (PPS) esteve presente na manhã desta quinta-feira (21), ao lançamento da I Conferência Nacional da Mulher Advogada promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas.
Ainda que a própria vereadora seja exemplo do crescimento da participação das mulheres em cargos estratégicos dentro da sociedade, a parlamentar está ciente de que a ‘igualdade social entre os gêneros’ ainda está longe de ser uma realidade e fez questão de comparecer ao evento. Sua presença na Conferência reflete o compromisso firmado ao longo de sua trajetória política de defender os direitos das mulheres.

Política e Direito

A íntima – e algumas vezes conturbada – relação entre Política e Direito, protagonizou uma discussão propositiva sobre o papel desempenhado pelas mulheres nesses dois segmentos e abriu espaço para merecida homenagem ao presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que recebeu da Câmara Municipal de Maceió a outorga da Comenda Pontes Miranda, em reconhecimento pela realização de atividades jurídicas de grande relevância. A comenda foi entregue pelo vereador e propositor da homenagem, Francisco Holanda.
A solenidade foi ‘startada’ pela exibição do documentário “Emancipação das Mulheres: uma Construção Conceitual”, que trata das conquistas das mulheres em espaços públicos de poder.

Advogadas

Com 405 mil advogadas inscritas nas OABs de todo o Brasil – e mais de 900 advogadas presentes no evento desta quinta-feira – o número de mulheres que representam a categoria equivale a menos da metade dos representantes do gênero masculino que chegam a 875 mil em todo o Brasil.
Ao fazer o discurso de abertura, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Fernanda Marinela, comparou a luta por mais mulheres na OAB à queima das caravelas pelos astecas, quando os espanhóis foram ocupar suas terras na região do México. “Hoje pode-se dizer que nós mulheres estamos queimando as nossas caravelas”, disse Marinela que também ressaltou a importância de mais participação feminina na política. “Somos 52% do eleitorado nacional”.