Cidades
‘Cine Jaburu’ chega a dois anos em Major Isidoro

Inédito no interior de Alagoas, o Projeto Cine Jaburu completa dois anos, no próximo sábado, 23, na cidade de Major Isidoro. Com um acervo de 500 filmes, já aconteceram mais de 60 exibições, gratuitas, que se realizam semanalmente, todos os sábados, a partir das 19h30min, na Praça Divaldo Suruagy, centro da cidade. O idealizador, o radialista Nicélio Leite, explica que a ideia inicial foi levar uma opção para os moradores, uma vez que o município não dispõe de nenhum atrativo cultural.
Todo o equipamento utilizado é próprio ou cedido por amigos. Nicélio possui um bom aparelho de som e, no início, conseguiu emprestado um data show. Em março deste ano, foram contemplados com um, oferecido pela Federação das Indústrias de Alagoas. Ainda dispõe de karaokê e até mesmo distribuição de pipoca – também gratuita – durante as sessões.
“Todos os meus filmes são baseados em fatos reais e com temas que passagem mensagens positivas aos moradores”, explica. O projeto dispõe de filmes para todas as idades e cada sessão é assistida por uma média de 60 pessoas, dos mais variados públicos.
SEM APOIO – Nicélio só lamenta que não possa contar com apoio de empresas privadas, nem mesmo do poder público. “As despesas são, no mínimo, de 100 reais por cada exibição, até mesmo porque, além do equipamento, que é profissional, temos gastos com manutenção de equipamentos, de cadeiras”, relata, dizendo que, quando não puder mais arcar com os gastos terá que suspender o projeto. Para segurança da população, ele – que trabalha com a esposa e dois filhos para atender aos moradores – dispõe de correntes e cones de isolamento. O projeto ainda distribui cópias dos filmes para a plateia. “É uma verdadeira festa da sétima arte”, comemora.
Se, eventualmente, conseguir algum tipo de apoio, sua intenção é estender o projeto também para os distritos de Capelinha e São Marcos.
Projeto semelhante existe eventualmente no Litoral do Estado, mas não de maneira contínua como o de Major Isidoro.
Mais lidas
-
1PRISÃO
Procurador de SP é preso suspeito de abusar sexualmente da filha de 8 meses
-
2OBAPO
SESI Alagoas conquista 13 premiações na Olimpíada Brasileira de Africanidades e Povos Originários
-
3ECONOMIA E INDÚSTRIA EM ALAGOAS
Braskem confirma fechamento da unidade de cloro-soda em Maceió para 2026 e acende alerta sobre impacto econômico
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5POLÍTICA
Justiça cassa mandatos de vereadores por fraude à cota de gênero em Joaquim Gomes