Cidades

Arapiraca: Jornalistas recebem sala para implantação de delegacia sindical

21/05/2015
Arapiraca: Jornalistas recebem sala para implantação de delegacia sindical

jornal1A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, oficializou, na manhã desta quarta-feira (20), a permissão do uso de uma sala, no prédio da Casa da Cultura, para o funcionamento da Delegacia Regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal).
A solenidade ocorreu no auditório da Casa da Cultura e contou com a presença da diretoria do Sindjornal, da vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Valdice Gomes, da coordenadora municipal de Comunicação, jornalista Mônica Nunes, bem como do diretor da Casa da Cultura, Wagno Godez, e dezenas de profissionais da imprensa local e representantes da sociedade de Arapiraca
O espaço destinado ao funcionamento da Delegacia Regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de lagoas (Sindjornal) está localizado no térreo do prédio da Casa da Cultura, situado entre a Praça Luiz Pereira Lima (antiga Praça da Prefeitura) e Rua Esperidião Rodrigues, no centro da cidade.jornal3
Para o presidente do Sindjornal, jornalista Flávio Miguel Peixoto, a cessão da sala para a instalação da delegacia sindical representa mais uma conquista para a categoria.
Ele lembra que Arapiraca já teve uma delegacia sindical até o final dos anos 90, na época em que o saudoso jornalista Freitas Neto trabalhava na Sucursal da Gazeta de Alagoas, mas acabou falecendo ao lado da esposa Graça Carvalho em um acidente de avião, durante uma viagem à Cuba.
Flávio Miguel também ressalta o crescimento e a expansão dos meios de comunicação no município de Arapiraca e região, destacando a importância da instalação de uma delegacia sindical para acompanhar o trabalho dos profissionais de imprensa e, acima de tudo, continuar defendendo os interesses da categoria.
A solenidade de cessão da sala para a delegacia regional do Sindicato dos Jornalistas foi acompanhada de um café da manhã, como parte da programação festiva que ocorre desde o mês passado, com apresentações artísticas e culturais, conversas como o “Papo de Mestre” e o Cine Acessível, que estende ao público filmes audiodescritivos, entre outras atividades de resgate das tradições populares de Arapiraca.
Para o presidente do Sindjornal, Flávio Miguel, a doação da sala pela prefeita Célia Rocha é uma conquista importante para descentralizar os serviços e as atividades do sindicado da capital para o interior do estado, fortalecendo assim a categoria e atribuindo a importância de Arapiraca como a cidade que mais emprega jornalistas no interior de Alagoas.
“Hoje temos jornalistas de Maceió que trabalham aqui em Arapiraca e a cidade tem diversos meios de comunicação como sites que já se concretizam como importantes veículos de comunicação na região”, reconheceu Flávio Miguel.
O presidente do Sindjornal ressaltou ainda a luta do sindicato pelo aumento salarial da categoria, conquistando um percentual de 8,34% da inflação e que deve ser respeitado pelos veículos de comunicação e assessorias de comunicação municipais e do setor privado para, assim, valorizar e motivar os profissionais de comunicação.
O piso atual dos jornalistas no estado de Alagoas é de R$ 2.833,93 e chegará a partir de julho a R$ 3.070,29 para o biênio 2015/2016.
Flávio Miguel ainda frisou, em seu depoimento, que o sindicato da categoria almeja a possibilidade de realizar em Arapiraca o próximo Congresso Estadual dos Jornalistas de Alagoas.
De competência profissional, Arapiraca está em ascensão no mercado e não tem do que reclamar. Há jornalistas de peso trabalhando por aqui. Foi o que destacou, também, a coordenadora da assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca, Mônica Nunes.
“Essa atitude da prefeita fortalece o trabalho de todos os profissionais que atuam aqui em Arapiraca e todos tem um perfil profissional competente e devem ser cada vez mais motivados para trabalhar pelo desenvolvimento desta cidade e de toda a região do Agreste”, salientou Mônica Nunes.
O jornalista Davi Salsa ressaltou o crescimento da cidade e a expansão dos meios de comunicação no município como fatores relevantes para a instalação da Delegacia Regional do Sindjornal.
“É a maneira mais prática de o sindicato acompanhar os trabalhos dos profissionais de imprensa e, acima de tudo, continuar defendendo os interesses da categoria na região”, pontuou.
A prefeita Célia Rocha lembrou do trabalho do jornalista Freitas Neto e de outros profissionais da imprensa que contribuíram e continuam construindo com o desenvolvimento de Arapiraca.
“É muito importante o trabalho de vocês. As críticas construtivas ajudam qualquer gestor a fazer o melhor por sua cidade. A sociedade precisa estar bem-informada e participar ativamente da elaboração das políticas públicas que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Estou mais satisfeita, ainda, em saber que a delegacia terá o nome do nosso amigo Freitas Neto, que deixou um grande legado para todos os jornalistas de Arapiraca e de Alagoas”, completou Célia Rocha.