Geral

Empresários do APL Móveis no Agreste se preparam para mercado internacional

21/05/2015
Empresários do APL Móveis no Agreste se preparam para mercado internacional
APL de Móveis já tem espaço cativo no mercado alagoano. (Foto: Acervo Secom-AL)

APL de Móveis já tem espaço cativo no mercado alagoano. (Foto: Acervo Secom-AL)

Empresários do Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis no Agreste tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do mercado internacional. Intitulada ‘Como se preparar para o mercado internacional’, a capacitação ocorreu na última terça-feira (19), no Núcleo Integrado Sesi/Senai, no município de Arapiraca.
Organizado pelo Sindicato das Indústrias de Marcenaria, Móveis e Esquadrias de Alagoas (Sindmarc), o curso teve como propósito apresentar os principais desafios e oportunidades para a internacionalização de micro e pequenas empresas industriais, com destaque para a competitividade do cenário e a importância da atuação coletiva para a criação de um ambiente favorável à expansão dos negócios.
Na capacitação, foi apresentado o atual contexto econômico do exterior; o processo de internacionalização, conceitos e características; a estrutura de apoio existente no Brasil; pontos de atenção para aumento de competitividade e a ação das indústrias no potencial produtivo do segmento.
O curso foi ministrado pela consultora, empresária da área internacional e coach profissional, Iva Cardinal.
Para o gerente de monitoramento dos APLs da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vagner Felisdório, o curso abriu portas para possíveis negociações do segmento.
“Essa é uma excelente oportunidade para os empresários assistidos pelo APL Móveis no Agreste conhecerem a dinâmica e ferramentas para exportação, podendo, inclusive, ser uma alternativa de mercado para este setor produtivo em longo prazo, de acordo com sua viabilidade”, explicou.
O APL Móveis no Agreste integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Sebrae.