Artigos

A Virgem Maria e o Santo Rosário

20/05/2015
A Virgem Maria e o Santo Rosário

A semana que passou nos deixou reflexivo com a passagem do Dia 13 de Maio. Exatamente há 98 anos (1917), na cidade de Fátima (Portugal), a Virgem Maria apareceu para três pastorinhos que se encontravam na “Cova da Iria” com suas ovelhas. Em vista desse acontecimento que abalou o mundo, Nossa Senhora de Fátima ainda nos pede “oração, penitência e reparação”. Insiste que recitemos, diariamente, a Oração do Rosário.
Nossa Senhora de Lourdes que teve várias aparições à menina Bernadete, na França, foi a primeira que deu ênfase especial à Oração do Rosário. Em Lourdes (França), Maria Santíssima aparece com o ROSÁRIO nas mãos. Em todas as suas aparições, ela pede que sempre se reze o Rosário. Em Fátima (Portugal), em cada uma das suas aparições, ela insiste aos três pastorinhos, por sete (7) vezes: “Rezem o ROSÁRIO, diariamente”.
A palavra Rosário vem do latim Rosarium, que significa “Coroa de Rosas”. Nossa Senhora é a Rosa Mística (como diz na Ladainha Lauretana) que, em sua homenagem, recebe o nome de Nossa Senhora do Rosário, aquela que vem de Rosas. A Virgem Maria revela aos devotos que cada vez que se reza uma Ave Maria lhe é entregue uma Rosa espiritual, e por cada Rosário completo rezado, lhe é entregue uma Coroa de Rosas. A Rosa é a Rainha das Flores; Rosa das Rosas; Rainha das Rainhas. O Rosário é a Rosa de todas as devoções.
Aliás, nos ensina São Bernardino de Sena que “Toda graça que é comunicada a esta terra passa por três ordens sucessivas. De Deus é comunicada a Cristo, de Cristo à Virgem, e da Virgem a nós” (cf. Sermo VI in Festis B. M. V., De Annunciatione, a. 1, c. 2).
A Oração é o meio de se comunicar com Deus; de se dirigir a Deus; de se expressar a Deus: seja com o pensamento ou com a voz. Mas, para Orar (rezar) é preciso ter fé. Fé significa acreditar, ter esperança que algo se realizará; ter confiança no que estamos suplicando.
Quando rezamos (suplicamos, agradecemos ou louvamos) temos a Certeza Absoluta que Deus, com o Cristo e a Virgem, está nos ouvindo e vendo tudo nos Céus. É possível que Deus, por intercessão de Maria, não nos conceda aquilo que pedimos, mas pode nos conceder outras graças que não as pedimos e que são importantes para nós naquele momento. Deus pode não nos conceder o que pedimos quando desejamos, mas, sim, quando realmente necessitamos.
Às vezes para testar nossa fé e a nossa perseverança pode ser que Deus demore um pouco em nos atender, mas, com Certeza Absoluta, ELE nos atenderá. Só não o sabemos quando. Pode ser na mesma hora ou em momento futuro… Afinal, nunca nos esqueçamos da Oração do PAI NOSSO, quando rezamos: …seja feita a VOSSA VONTADE…
Ora, quando Maria Santíssima apareceu Ao monge São Domingos de Gusmão no ano de 1200, ELA fez 15 Promessas para quem reza o Santo Rosário, diariamente:
“… A quem me sirva, rezando diariamente o Rosário, receberá a graça que me peça; prometo minha proteção e benefícios aos que devotamente rezem o Rosário; o Rosário será um fortíssimo escudo de defesa contra os demônios, destruirá os vícios, livrará dos pecados e exterminará as heresias; o Rosário fará germinar as virtudes, também fará que seus devotos obtenham a misericórdia divina; substituirá no coração dos homens o amor do mundo pelo amor por Deus e os elevará a desejar as coisas eternas; a alma que se encomende pelo Rosário não perecerá; aquele que com devoção rezar meu Rosário, considerando os mistérios, não se verá oprimido pela desgraça, nem morrerá de morte desgraçada; se converterá se é pecador; perseverará na graça se é justo; os devotos do Rosário não morrerão sem auxílios da Igreja; quero que todo devoto do Rosário tenha em vida e em morte a luz e a plenitude da graça; livrarei do purgatório as almas devotas do Rosário; os filhos do Rosário desfrutarão no Céu de uma Glória singular; tudo o que se pedir por meio do Rosário será alcançando prontamente; socorrerei em todas as necessidades aos que propaguem o Rosário; todos os que rezarem o Rosário terão por irmãos na vida e na morte os bem-aventurados do Céu; os que rezam o Rosário são todos meus filhos muito amados e irmãos do nosso Unigênito Jesus; a devoção ao Santo Rosário é um sinal de predestinação à Glória”… Pensemos nisso! Por hoje é só.