Geral

Governo promove capacitação de gestores em contabilidade pública

19/05/2015
Governo promove capacitação de gestores em contabilidade pública
A contabilidade avançou muito no sentido da transparência, de dar conhecimento às pessoas e às instituições sobre o que o Estado faz. Nessa linha, nosso intuito é formar gestores sob a nova ótica da contabilidade pública”, afirmou Renan Filho (Fotos: Márcio Ferreira)

A contabilidade avançou muito no sentido da transparência, de dar conhecimento às pessoas e às instituições sobre o que o Estado faz. Nessa linha, nosso intuito é formar gestores sob a nova ótica da contabilidade pública”, afirmou Renan Filho (Fotos: Márcio Ferreira)

Alagoas sedia nesta terça-feira (19) o 1º Encontro de Gestores Públicos, uma iniciativa da Controladoria Geral do Estado (CGE). Com ênfase na contabilidade a serviço da transparência, o evento contou com a participação do governador Renan Filho, na abertura. As palestras, ao longo de todo o dia, estão sendo ministradas no Hotel Jatiúca.
Antes da abertura, o chefe do Executivo apresentou à imprensa a finalidade do encontro. “A contabilidade avançou muito no sentido da transparência, de dar conhecimento às pessoas e às instituições sobre o que o Estado faz. Nessa linha, nosso intuito é formar gestores sob a nova ótica da contabilidade pública”, afirmou Renan Filho.
O debate, além do protagonismo da CGE, tem a participação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e da Controladoria Geral da União (CGU). Na solenidade de abertura, o subsecretário de Contabilidade Pública da STN, Gilvan da Silva Dantas, destacou a relevância do Governo de Alagoas em priorizar o controle interno.
“O estado de Alagoas está na vanguarda no Brasil em razão do fortalecimento do controle interno. O governo está preocupado com seus processos, em como fazê-los, para gerar os serviços e os produtos necessários à sociedade”, declarou Gilvan Dantas. Em seguida, consolidou: “O fortalecimento da Controladoria, feito por essa gestão, do controle interno, certamente será tomado como referência para o país”.
Hoje, a Controladoria Geral do Estado está sob a direção da contadora Maria Clara Bugarim, atual presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis. A alagoana foi a primeira mulher a presidir o Conselho Federal de Contabilidade. O currículo da gestora é reconhecido inclusive internacionalmente.
Sobre o evento, Maria Clara Bugarim apontou que o objetivo maior é sensibilizar e informar aos gestores sobre a administração pública responsável. “É fundamental que tenhamos consciência a respeito da boa aplicação dos recursos públicos. A fiscalização preventiva é a grande bandeira hoje dos que fazem a Controladoria Geral do Estado. Por isso, nosso trabalho, nesse momento, é pela capacitação”, resumiu.
Presente no encontro, o coordenador do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco/AL), o promotor José Carlos Castro enalteceu a proposta. “A finalidade do Focco é o combate à corrupção, mas sabemos que o melhor remédio é a prevenção. Nada mais importante que se capacitar os gestores porque são eles os controladores primários, aqueles que lidam com a aplicação do recurso público na sua fonte”, avaliou.
Entre os temas a serem debatidos nesta terça estão a convergência aos padrões internacionais da contabilidade aplicada ao setor público; a operacionalização das transferências voluntárias da União; a prestação de contas por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do setor público brasileiro (Siconfi); além da Lei de Responsabilidade Fiscal.