Geral

Felipão deixa o Grêmio, depois de dez meses no comando técnico

19/05/2015

Felipão não é mais técnico do Grêmio. Após o péssimo início no Brasileirão e as declarações reclamando da falta de reforços, o treinador pediu para sair do clube na noite desta segunda-feira, 18, o que foi oficializado nesta terça. Saem com ele a comissão técnica, formada por Flávio Murtosa e Ivo Wortmann e o preparador físico, Darlan Schneider também saiu.

O nome de Cristóvão Borges deve ser anunciado a qualquer momento, para substituir Felipão.

O clima foi tenso no Centro de Treinamento. Jornalistas que entraram na sala de imprensa foram proibidos de sair do local durante toda a manhã. Apenas os goleiros foram para o campo.

Felipão chegou ao Grêmio em julho do ano passado. Menos de um mês após o vexame pela seleção brasileira, eliminada na Copa do Mundo com goleada por 7 a 1 para Alemanha, o comandante arrumou trabalho no único clube cuja torcida seria capaz de esquecer isso. Chegou dizendo que ‘precisava de carinho’.

Em 51 jogos, Scolari teve 26 vitórias, 12 empates e 13 derrotas, um aproveitamento de 60,3%. Não levou o Grêmio à Libertadores deste ano, foi mal no Brasileiro e também na Copa do Brasil de 2014. Este ano, perdeu o Gauchão para o Inter e começou muito mal o Brasileiro.

Além disso, as declarações de Scolari sobre o grupo de jogadores acabaram com o clima positivo com a direção do clube, elenco e até mesmo a torcida. Ele não escondeu que tinha ao menos seis elencos melhores que o seu no nacional.

Além da campanha pífia, as propostas repetidas de mercados mais caros tratadas publicamente pelo comandante também desagradaram.

Cristóvão Borges deve ser anunciado a qualquer momento para substituir Felipão Foto: resenhatricolor.com.br

Cristóvão Borges deve ser anunciado a qualquer momento para substituir Felipão
Foto: resenhatricolor.com.br

CAMPANHA – Felipão deixa o Grêmio com quase 60% de aproveitamento. O treinador assumiu o time no dia 10 de agosto do ano passado, numa derrota num Gre-Nal válido pelo Campeonato Brasileiro por 2 a 0. No Brasileirão, terminou na 7ª colocação e também amargou uma eliminação da Copa do Brasil, via STJD.

Em 2015, Felipão garantiu o vice-campeonato do Gauchão 2015, perdendo a final também para o Internacional. Na Copa do Brasil o tricolor está classificado para a 3ª fase e enfrenta o Criciúma.

O SUBSTITUTO – Cristóvão Borges volta ao Grêmio – agora como treinador – acumulando os seguintes títulos: Como jogador: Bahia (Campeonato Baiano: 1977 e 1978), Fluminense (Campeonato Carioca: 1980), Atlético-PR (Campeonato Paranaense: 1983 e 1985), Grêmio (Copa Philips: 1987,  Campeonato Gaúcho: 1987, 1988 e 1989, Copa do Brasil: 1989), Seleção Brasileira (Jogos Pan-Americanos: 1979, Copa América: 1989). Prêmios individuais – Melhor Treinador do Campeonato Brasileiro: 2011.