Geral
Sesau promove ações para o Dia da Luta Antimanicomial


Iniciativa reforça a ideia de um cuidado que pode ser realizado em contato com a sociedade, segundo a gerente do Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde, Paula Vilhena (Foto: Carla Cleto)
O Dia da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, é momento de reafirmar o compromisso com a causa das pessoas com transtornos mentais e dependentes de álcool, crack e outras drogas. Para refletir sobre um modo de transformar os serviços psiquiátricos em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde promoverá uma série de ações que serão iniciadas neste domingo (17), na Praça do Centenário, no Farol, em Maceió.
Em parceria com a Secretaria de Saúde de Maceió (Semed) e as instituições de ensino – Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Centro Universitário Cesmac -, as ações deste domingo vão contar com apresentações culturais de usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e de outras unidades de Saúde Mental. Acontecerão também atividades educativas, lúdicas e que garantem a melhoria da qualidade de vida, como feira solidária, dançaterapia, práticas integrativas, alongamento, caminhada e panfletagem.
“A iniciativa reforça a ideia de uma vida sem limitações e de um cuidado que pode ser realizado em contato com a sociedade”, explicou a gerente do Núcleo de Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde, Paula Vilhena.
Segundo Paula, a luta antimanicomial é, por si, uma temática que visa a inclusão das pessoas com transtorno mental na sociedade, em vez de um tratamento nos hospitais psiquiátricos.
Serviço
“O tratamento não é mais o de um modelo asilar, mas a partir da inserção na comunidade”, reafirmou Vilhena, pautando-se na Política de Saúde Mental do SUS.
De acordo com a gerente, entre os serviços em Alagoas estão os 55 Caps e 15 leitos de Saúde Mental nos Hospitais de Murici e Rio Largo. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é outra iniciativa que, quando aprovada pelo Ministério da Saúde, vai ofertar diversos serviços pelas regiões de saúde do Estado.
Programação
Mais lidas
-
1INVESTIGAÇÃO NA IGREJA
Padre é afastado pela Diocese de Penedo após denúncia de tentativa de abuso sexual
-
2DENÚNCIA E INVESTIGAÇÃO
Veja como ocorreu a denúncia que levou ao afastamento de padre em Penedo por suspeita de assédio sexual
-
3DENUNCIADOS
Empresário Kel Ferreti, esposa e sócio são denunciados como líderes de organização criminosa em Alagoas
-
4POLÍCIA
Advogada e homem são presos com drogas durante abordagem policial em Arapiraca
-
5FREIO DE ARRUMAÇÃO
MP recomenda anulação da reeleição antecipada de Madson Monteiro na Câmara de Palmeira dos Índios