Geral

Rede estadual tem seis pesquisas selecionadas para feira internacional no Ceará

09/05/2015
Rede estadual tem seis pesquisas selecionadas para feira internacional no Ceará
"É sempre motivo de orgulho e realização ter um trabalho escolhido para participação em feiras de iniciação cientifica”, afirma a professora Nadja Souza (Foto: Valdir Rocha)

“É sempre motivo de orgulho e realização ter um trabalho escolhido para participação em feiras de iniciação cientifica”, afirma a professora Nadja Souza (Foto: Valdir Rocha)

Dez trabalhos de iniciação científica representarão Alagoas na Expo Milset, feira científica internacional que será realizada em Fortaleza, Ceará, no período de 26 a 30 de maio.Destes, seis foram desenvolvidos por alunos do ensino médio de duas escolas da rede pública estadual no agreste alagoano: cinco projetos tiveram origem na Escola Estadual Nossa da Conceição,de Lagoa da Canoa, e um na Escola Estadual Izaura Antônia Lisboa, em Arapiraca.
Dos outros quatro trabalhos selecionados, dois foram elaborados por alunos do Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifal) e dois desenvolvidos pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Professora da disciplina de Química, Nadja Souza é veterana em participação de feiras de ciências nacionais e internacionais e é orientadora de quatro dentre os projetos selecionados. “É sempre motivo de orgulho e realização ter um trabalho escolhido para participação em feiras de iniciação cientifica”, afirma a professora.
De acordo com Nadja, o evento é uma experiência enriquecedora para os jovens da região, que, durante o evento, poderão trocar experiências com outros estudantes brasileiros e latino-americanos. “A Exposição de Ciência e Tecnologia da Milset Brasil reúne projetos de alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior de todos os Estados brasileiros, além de projetos internacionais de diversos países convidados credenciados pela Milset Internacional”, explica.

O que é a Milset

A Milset é uma organização não governamental fundada em 1987 e ligada a Unesco presente em mais de 90 países. Sua proposta é desenvolver a cultura científica entre os jovens através da organização de programas e ciência-tecnologia, incluindo feiras de ciências, campos de ciência, congressos e outras atividades de alta qualidade.
O evento é realizado com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Federal do Ceará e do Mocinn. Ao todo 229 projetos do Brasil, Chile, Paraguai, Argentina, México, Peru, Colômbia participam da edição deste ano.

Lista

Conheça os seis projetos da rede estadual selecionados para a Expor Milset 2015:
“Análise dos extratos das espécies vegetais para o controle de fungos”, da Escola Nossa Senhora da Conceição;
“Avaliação dos extratos naturais à base de urtiga para o controle de lagartas”, da Escola Izaura Antônia de Lisboa;
“O pseudofruto da anacardium occidentale como base para ração de aves”, da Escola Nossa Senora da Conceição;
“Desenvolvimento da pomada e sabonete à base de sambacaitá no processo de prevenção, minimização e cura de afecções cutâneas”, da Escola Nossa Senhora da Conceição;
“Aproveitamento do caroço do abacate na produção de antissépticos naturais e cosméticos”, da Escola Nossa Senhora da Conceição;
“Incorporação do caroço de jaca na alimentação de suínos”, da Escola Nossa Senhora da Conceição.