Geral
Comissão de Ética da Educação apresenta plano de ações para 2015
Instituída pela Portaria nº 3.302 de dezembro de 2014, a Comissão Permanente de Ética da Secretaria de Estado da Educação foi apresentada oficialmente aos coordenadores regionais de educação e técnicos da administração central da SEE na manhã desta quarta-feira (6) em solenidade no Teatro Linda Mascarenhas. Na ocasião, foi definido o plano de socialização da comissão para este ano.
A comissão atuará em dois eixos: preventivo, com formações embasadas no Código de Ética do Servidor Público do Estado de Alagoas, Lei nº 6.754, de agosto de 2006 e resolutivo, com ações de mediações de conflito e conciliação, as quais consistirão em atendimentos aos servidores da pasta na sede administrativa, Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) e unidades escolares.
“Hoje a comissão já atua na conciliação, acordo ou ajuste de conduta, sempre buscando a resolução do conflito”, explica a presidente da comissão, Marise Pedrosa. Ela lembra que a SEE foi a primeira secretaria estadual a instituir sua comissão e destaca que o momento representa um marco para a secretaria. “Temos uma grande missão e contamos com a colaboração de todos para que esta causa seja abraçada e assumida”, ressalta.
Importância
A superintendente de Gestão do Sistema Estadual de Educação, Maria do Carmo Silveira, ressaltou a importância de se trabalhar a ética no ambiente laboral. “Viver a ética independe da função que estejamos desempenhando e, como servidores públicos, devemos colocar em prática diariamente o nosso código de ética”, avalia.
A coordenadora da 13ª CRE, Mônica Sarmento, acredita que a atuação da comissão trará benefícios a toda a comunidade escolar. “O local de trabalho é onde passamos a maior parte do tempo e, por isso, precisamos divulgar, orientar e estimular o uso do código de ética neste ambiente. A comissão será uma grande parceira neste processo”, declara.
Atendimento
A comissão conta com uma sala exclusiva, localizada no gabinete da SEE, onde delibera e responde consultas recebidas, examina e pronuncia-se sobre representações e denúncias, fornece orientações e planeja suas ações educativas. Os interessados poderão agendar a consulta de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h, pelo telefone (82) 3328-7822, ou por meio eletrônico, pelo endereç[email protected].
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