Geral

Reeducandos recebem certificação do Programa Brasil Alfabetizado

30/04/2015
Reeducandos recebem certificação do Programa Brasil Alfabetizado
Neste ciclo, cinco turmas foram formadas, uma no Presídio Santa Luzia e quatro no Baldomero Cavalcanti; meta é possibilitar inserção no mercado de trabalho (Foto: Jorge Santos)

Neste ciclo, cinco turmas foram formadas, uma no Presídio Santa Luzia e quatro no Baldomero Cavalcanti; meta é possibilitar inserção no mercado de trabalho (Foto: Jorge Santos)

A Superintendência de Administração Penitenciária vem apostando na educação como base para a melhoria de vida e ressocialização. Na quarta-feira (29) foi uma data especial para a educação no sistema prisional, quando foi feita a entrega da certificação de conclusão da oitava etapa do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) a 28 reeducandos. A cerimônia aconteceu no Espaço Multieventos Santa Luzia e reuniu diversas autoridades.
A entrega da certificação foi feita pela Diretoria de Educação, Produção e Laborterapia da superintendência. Neste ciclo, cinco turmas foram formadas, uma no Presídio Santa Luzia e quatro no Baldomero Cavalcanti.
Os cursos foram ofertados pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Estado da Educação, sob a coordenação da Superintendência de Gestão do Sistema Estadual de Educação. Esta é a terceira vez que reeducandos são certificados pelo programa.
O superintendente de Administração Penitenciária, major Henrique do Carmo, destacou a importância do projeto. “Através da educação estamos transformando a vida das pessoas no sistema prisional, pois somente com o trabalho e a educação o reeducando conseguirá se reinserir na sociedade”, afirmou.
Do Carmo ressaltou ainda o profissionalismo dos servidores da superintendência envolvidos no programa e o apoio da pasta da Educação. “Há bastante tempo, nós temos tido um apoio incondicional e fundamental como esse. Os servidores da nossa gerência de educação também merecem destaque, pois apesar das dificuldades, temos conseguido superar os obstáculos com carinho e amor”, disse.
Para o vice-governador e secretario de Educação, Luciano Barbosa, a educação muda as pessoas, abrindo novos horizontes. “A educação tem o poder de transformar as nossas vidas e dá caminhos para as oportunidades”, afirmou.
Ao elogiar os alunos, o secretário fez um pedido: “Não parem por aqui, eu gostaria que vocês assumissem esse compromisso de continuar a estudar. Tenho certeza que se todos insistirem terão um futuro melhor. O apoio da secretaria vocês já têm, agora depende de vocês”, ressaltou.
Barbosa também falou sobre a importância do sistema penitenciário ter capacidade de inserir os reeducandos na sociedade e dar novas oportunidades. “Acho que somos capazes de superar qualquer obstáculo que tenhamos na vida e vocês, com perseverança e força de vontade, serão capazes de superar esses obstáculos que estão enfrentando hoje”, finalizou.

PBA

O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) foi criado em 2003 com o objetivo de alfabetizar jovens, adultos e idosos e é desenvolvido em todo o território nacional. Alagoas já realizou nove etapas do programa, sendo esta a terceira turma no sistema penitenciário. Novas turmas já estão aguardando a abertura de inscrições da nona etapa pelo MEC.