Geral

Programa é implantado em AL para ampliar atendimento odontológico pelo SUS

29/04/2015
Programa é implantado em AL para ampliar atendimento odontológico pelo SUS
Programa prevê atender 5 mil pessoas mensalmente e poderá elevar valor dos recursos repassados pelo governo federal em até 50%. (Foto: Divulgação)

Programa prevê atender 5 mil pessoas mensalmente e poderá elevar valor dos recursos repassados pelo governo federal em até 50%. (Foto: Divulgação)

Para ampliar a oferta e qualificar o atendimento odontológico prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas, o Ministério da Saúde (MS) lançou, nesta quarta-feira (29), o Programa Gradua CEO. O lançamento foi realizado no auditório do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o programa funcionará em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e Ufal.
Na ocasião, o coordenador nacional de Saúde Bucal do MS, Gilberto Pucca, destacou que o programa qualifica os serviços odontológicos, propiciando a integração das clínicas odontológicas e das instituições de ensino com o curso de graduação e a Rede de Atenção à Saúde Bucal. “A universidade receberá recursos federais para o custeio do programa, que irá contribuir para evoluir na assistência prestada à população e na formação dos profissionais”, explicou.
Os recursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde variam de R$ 25.200,00 mensais a R$ 103.320,00, de acordo com o padrão adotado pela instituição. Lorella Chiapeta, que responde pela Superintendência de Atenção à Saúde da Sesau, explicou que o valor depende da quantidade de atendimentos realizados.
“O padrão I prevê um mínimo de 900 atendimentos mensais e o padrão IV de 4.100 procedimentos por mês”, ressaltou Lorella, destacando que, ao final de um ano, será feita uma avaliação pelo Ministério da Saúde. Essa avaliação pode garantir um aumento de 50% nos recursos, ou ainda o descadastramento da instituição caso não consigam atingir as metas mínimas de atendimento.
Já a gerente de Saúde Bucal Maria de Lourdes Mota, destacou que o programa recebe apoio da gestão estadual. “O programa Gradua CEO aumenta a qualidade e a resolutividade das equipes de saúde que atuam na Ufal. Isso porque, os profissionais e estudantes podem contar com mais estrutura e equipamentos para a resolução dos casos que chegam até as clínicas”, destacou a gerente.