Geral

Lacen capacita técnicos em gerenciamento da água para consumo humano

29/04/2015
Lacen capacita técnicos em gerenciamento da água para consumo humano
Maceió foi a primeira cidade de Alagoas a implantar o sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial para Vigilância Ambiental, desde o dia 1º de abril (Fotos: Carla Cleto)

Maceió foi a primeira cidade de Alagoas a implantar o sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial para Vigilância Ambiental, desde o dia 1º de abril (Fotos: Carla Cleto)

O acesso online aos resultados de exame para qualquer laboratório do país é proporcionado pelo Gerenciador de Ambiente Laboratorial (Gal). Para garantir essa análise em tempo real, o Laboratório Central de Alagoas (Lacen) capacita os técnicos municipais de Vigilância Ambiental acerca do gerenciamento da água para consumo humano.
O treinamento acontece, durante esta semana, no auditório Artur Ramos, na sede da Secretaria de Estado da Saúde. Conforme explicou o técnico do Lacen, Sebastião Palmeira, após a implantação do sistema voltado para a Biologia Médica – que aconteceu há dois anos, dessa vez os municípios alagoanos se preparam para o cadastro do módulo ambiental.
“O sistema permite a agilidade da Vigilância Ambiental para a obtenção de informações e, consequentemente, a garantia de respostas rápidas que auxiliam nas tomadas de decisões”, esclareceu Sebastião Palmeira. Segundo ele, o Lacen atua nesse gerenciamento das informações estaduais, no controle dos fluxos de envio e processamento das amostras.
Maceió foi a primeira cidade de Alagoas a implantar o sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial para Vigilância Ambiental, desde o dia 1º de abril. A meta é que os 102 municípios alagoanos tenham seus técnicos capacitados para que o sistema venha possibilitar esse gerenciamento da entrada e processamento de exames de amostras de água para consumo humano e monitoramento da rede estadual de abastecimento público.
“As etapas do sistema vão funcionar desde a descentralização do cadastramento de requisições, triagem, processamento, laudos e relatórios”, acrescentou Sebastião, sobre essa ferramenta informatizada. O Gal é capaz de efetivar o gerenciamento dos processos e atividades de análises laboratoriais de interesse de saúde pública.
Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o sistema Gal foi implantado em Alagoas em 2012. Foi desenvolvido pela parceria entre as instituições Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, na Coordenação de Atenção Básica e pela Secretaria de Vigilância em Saúde, na Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública.