Geral

Cidade de União dos Palmares recebe Caravana do Esporte até esta quinta-feira (30)

29/04/2015
Cidade de União dos Palmares recebe Caravana do Esporte até esta quinta-feira (30)
Caravana do Esporte envolve parceria pelo direito da criança à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer e está sendo desenvolvida na cidade de União dos Palmares até esta quinta-feira (30)  (Fotos: Valdir Rocha)

Caravana do Esporte envolve parceria pelo direito da criança à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer e está sendo desenvolvida na cidade de União dos Palmares até esta quinta-feira (30)
(Fotos: Valdir Rocha)

    O município de União dos Palmares será sede um intenso movimento esportivo e cultural envolvendo alunos e professores e alunos da rede pública municipal  estadual da região até este quinta-feira (30). Desde terça-feira (27), a cidade recebe ações da Caravana do Esporte, iniciativa do Instituto Esporte e Educação (IEE), o Canal de TV ESPN Brasil, Disney e Unicef que consiste em uma mobilização social pelo esporte educacional, pelo direito da criança à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer.
Durante esses três dias, as atividades da caravana estarão concentradas na Escola Municipal Mário Gomes e no Estádio Orlando Gomes de Barros. União dos Palmares será o único município alagoano visitado pelo grupo este ano e, ao todo, 207 alunos e professores da região participarão de oficinas, formações e atividades lúdicas nas áreas de esporte, música, artes e meio ambiente promovidas pela iniciativa itinerante. “Serão três dias muito enriquecedores onde os professores poderão desenvolver novas práticas para a sala de aula, o que influenciará positivamente na aprendizagem do aluno”, diz Maria Lúcia Silva,  diretora da Escola Municipal Mário Gomes.
Heloisa Leone, formadora da Caravana na área de música, conta que a ação visa levar cultura da região para a realidade da escola em municípios previamente escolhidos pela Unicef. “São selecionados municípios que já tenham um histórico de ações voltadas para a proteção de crianças e adolescentes e todas as atividades aqui desenvolvidas são construídas a partir da realidade local. No último dia, todos os professores e alunos envolvidos nas formações serão certificados e os gestores da região receberão planos políticos pedagógicos elaborados pelos professores locais”, adianta Heloisa.

    Rede estadual
 
Professores e estudantes do ensino médio da rede pública estadual também participam do evento. A Escola Rocha Cavalcante, por exemplo, tem 40 alunos seus envolvidos em oficinas de conscientização ambiental os quais, posteriormente, atuarão como multiplicadores na escola e também em suas famílias e círculos de amizade.
Vivian Guedes, 14 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio, disse que as oficinas despertam no jovem a consciência sobre a cidadania e o seu papel para a concretização de mudanças. “As atividades são muito dinâmicas, mostram o nosso valor e como somos importantes para que as mudanças aconteçam. Saímos daqui mais conscientes, críticos e comunicativos”, afirma a jovem.
A diretora adjunta da Escola Rocha Cavalcante, Sandra Vitorino, também avalia positivamente a ação. “Tudo que contribui para uma educação de qualidade e enriquecimento do projeto pedagógico é bem-vindo. Esta ação coincide com um projeto de educação ambiental que já estamos desenvolvendo na escola, um presente perfeito na semana em que comemoramos 87 anos de existência”, destaca.

Programação

A Caravana dará continuidade às suas ações nesta quarta-feira(29) não só nas oficinas e formações, mas também em um grande show para a comunidade palmarina no Estádio Orlando Gomes de Barros. Já na quinta-feira (30), último dia da ação, além da certificação dos participantes, haverá uma sessão de cinema gratuita para a população às 19h.
Desde 2005, ano de sua criação, a Caravana do Esporte já atendeu diretamente 187 mil crianças e adolescentes e 18 mil professores da rede pública de ensino de 75 municípios, em 16 estados brasileiros. Com ações norteadas pelos princípios: inclusão de todos, educação integral, construção coletiva, respeito à diversidade, valorização da cultura local e autonomia.