Geral

Comissão Estadual de Ensino e Serviço debate avanços e desafios da área

28/04/2015
Comissão Estadual de Ensino e Serviço debate avanços e desafios da área
Encontro da Comissão Estadual de Integração Ensino e Serviço de Alagoas realizado nesta terça-feira (28)

Encontro da Comissão Estadual de Integração Ensino e Serviço de Alagoas realizado nesta terça-feira (28)

    Para avaliar e planejar as ações de educação permanentes na área de saúde, a Comissão Estadual de Integração Ensino e Serviço de Alagoas (Cies) realizou nesta terça-feira (28) um encontro com os membros da comissão. A iniciativa acontece mensalmente com representantes de diversos órgãos e ocorre no auditório da Coordenadoria Setorial de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Csgdp), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no bairro de Jaraguá.
De acordo com Sandra Barros, técnica da secretaria executiva do Cies, a comissão é uma instância interssetorial e interinstitucional permanente que participa da formulação, condução e desenvolvimento da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde. “A Cies se caracteriza como uma gestão colegiada permanente que promove a discussão e elaboração de políticas de educação em saúde, sendo ligada à Comissão Intergestores Bipartite”, explicou a técnica.
A reunião realizada é a 4ª do ano e teve como pauta a definição do conteúdo e metodologia do Fórum de Avaliação Semestral que será realizado no mês de junho, além da apresentação do Projeto Fórum Preceptores, que tem como tema:  Fórum de Integração Ensino-Serviço: Construindo Espaços de Articulação e Vivências em Alagoas.
A vice-coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Tereza Carvalho, ressaltou que o projeto busca identificar os desafios na relação ensino serviço, além de contribuir com o seu fortalecimento através do aperfeiçoamento e sensibilização dos profissionais que atuam na capacitação e educação de profissionais de saúde.
“Através da educação permanente pode-se garantir que os profissionais estejam sempre atualizados tecnicamente e preparados para oferecer uma assistência eficaz pautada por princípios éticos e humanistas”, ressaltou Tereza.
A Cies é composta por 19 titulares e suplentes, com representações de gestores da saúde, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), da Cies macrorregional I e II, da Educação. Isso além de instituições formadoras de nível superior e técnico, públicas e privadas, trabalhadores de saúde no SUS, movimentos sociais e estudantes de instituições de ensino de nível superior e nível técnico.