Geral

Sesau e Almagis discutem parceria para atendimento aos cadeirantes em Alagoas

27/04/2015
Sesau e Almagis discutem parceria para atendimento aos cadeirantes em Alagoas
Reunião tratou do repasse de recursos para compra de cadeiras de rodas, com a finalidade de atender os cadeirantes que solicitam o aparelho ao SUS  (Foto: Carla Cleto)

Reunião tratou do repasse de recursos para compra de cadeiras de rodas, com a finalidade de atender os cadeirantes que solicitam o aparelho ao SUS
(Foto: Carla Cleto)

    O atendimento aos cadeirantes de Alagoas foi tema de reunião entre a secretária adjunta de Estado da Saúde, Rosimeire Rodrigues e a presidente da Associação dos Magistrados de Alagoas (Almagis), Fátima Pirauá. O encontro, que contou com a presença de representantes da Associação Pestalozzi de Maceió e da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Alagoas (OAB/AL), ocorreu nesta segunda-feira (27), na sede da Almagis, no Centro de Maceió.
Durante a reunião, foi discutida a questão do repasse de recursos para a compra de cadeiras de rodas, visando atender os cadeirantes que solicitam o aparelho ao Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque a Sesau pretende realizar um diagnóstico para atender as solicitações sem que o cadeirante tenha que acionar a Justiça para ter direito a cadeira de rodas.
“É preciso seguir pelos caminhos legais e corretos. Não podemos permitir que o Ministério da Saúde repasse a verba e ela seja bloqueada, que o usuário receba diretamente o valor para a compra própria da cadeira. Precisamos desse controle para que a população possa ser atendida corretamente. Cada caso precisa ser analisado especificamente”, destacou a secretária adjunta de Estado da Saúde.
O primeiro passo para assegurar o ordenamento da assistência aos cadeirantes alagoanos será um levantamento feito pela Sesau com os municípios. Por meio desta ação, o Governo do Estado pretende detectar quantos usuários solicitam cadeiras de rodas à Justiça, ao invés de terem o aparelho entregue pelo Estado ou pelas entidades de assistência à população.
Por isso, a importância de atuar em conjunto com a Almagis, que representa os juízes alagoanos, segundo destacou a presidente da entidade, Fátima Pirauá.
“Queremos uma jurisdição melhor. Dialogar para que o cidadão possa ter seus direitos assegurados e que o SUS possa oferecer seus serviços para a população”, destacou Fátima, que estava acompanhada de dezenas de magistrados.

    Levantamento enviado ao MS

Ainda durante a reunião, a secretária adjunta de Estado da Saúde assegurou que o processo será realizado com total lisura e, para isso, o levantamento será encaminhado ao Ministério da Saúde (MS).
Com isso, a Sesau irá solicitar que o repasse dos recursos seja feito diretamente para o Estado, que ficará responsável pela aquisição das cadeiras de rodas e entrega aos usuários. “Ninguém pode sair prejudicado. A população necessita da cadeira e o Estado precisa prestar contas de todo esse processo”, reforçou Rosimeire Rodrigues.