Geral

Ressocialização disponibiliza atendimento médico e psicológico para servidores

25/04/2015
Ressocialização disponibiliza atendimento médico e psicológico para servidores

Exames clínicos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido e Índice de Massa Corporal (Foto: Ascom SAP)

Exames clínicos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido e Índice de Massa Corporal (Foto: Ascom SAP)

   Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos servidores, a Secretaria Adjunta de Ressocialização iniciou o atendimento do Núcleo de Atenção Psicossocial ao Servidor Penitenciário (Napsp). Serviços como atendimentos nas áreas médica e odontológica, psicológica e assistência social e religiosa, além de campanhas educativas e de segurança do trabalho passam a ser oferecidos diariamente aos funcionários.
O Napsp funciona diariamente das 8h às 16h na Diretoria de Saúde, no Centro Administrativo do sistema prisional, atendendo servidores da Superintendência de Administração Penitenciária (SAP) e Superintendência de Assistência Socioeducativa (Sase).
Na relação de serviços disponibilizados estão os atendimentos clínicos, encaminhamentos médicos que demandarem realização de exames laboratoriais, campanhas de vacinação e encaminhamento a dentistas. Ações na área de assistência social, psicológica e assistência religiosa também são oferecidas.
Outra ação do núcleo será a criação de campanhas educativas e programas sobre segurança no trabalho, junto à Escola Penitenciária e unidades prisionais, visando conscientizar e orientar os servidores que atuam nas unidades prisionais e de internação de menores.
A gerente de saúde da SAP, Larissa Vital, explicou que a implantação do núcleo parte de uma proposta de ampliação dos serviços de saúde e assistência psicossocial para os servidores penitenciários. “Independente do vínculo, os servidores serão contemplados com um conjunto de ações que previnam o surgimento e agravamento de doenças relacionadas ao trabalho, bem como tratamento e acompanhamento psicológico”, disse.
Os horários de atendimentos irão variar de acordo com a modalidade médica. Os serviços psicossociais e agendamentos de exames laboratoriais acontecerão diariamente, das 8h às 16h, no setor psicossocial. Exames clínicos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido e Índice de Massa Corporal (IMC) podem ser realizados nas terças, quartas e sextas, das 8h às 12h, também no local.
O atendimento médico com clínico geral acontecerão às segundas e quartas, das 13h às 16h, na sede da Diretoria de Saúde. Já o atendimento odontológico será realizado às terças, das 8h às 12h, no Núcleo Ressocializador da Capital (NRC).
Nas terças e quintas, também acontecerão o trabalho de assistência religiosa. Já o atendimento psicológico-terapêutico acontecerá de acordo com o agendamento do setor psicossocial.
Para receber qualquer atendimento, os servidores deverão realizar as solicitações, agendamentos e entrega de documentações diretamente com a equipe psicossocial, que fará os encaminhamentos e marcações necessárias a partir das vagas disponibilizadas pelo SUS. Mais informações pelo telefone: 3315-3522.