Geral

Adolescentes das Unidades de Internação participam de ações de saúde e beleza

25/04/2015
Adolescentes das Unidades de Internação participam de ações de saúde e beleza

Socioeducandos contam com atendimento médico nas unidades de internação (Foto: Ascom/Sase)

Socioeducandos contam com atendimento médico nas unidades de internação (Foto: Ascom/Sase)

  Visando prestar um amplo atendimento aos jovens que cumprem medidas socioeducativas, a Superintendência de Assistência Socioeducativa (Sase) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) firmaram uma parceria para prestar atendimento médico aos adolescentes das unidades de internação.
A Sesau disponibilizou médicos para prestar atendimento todas as quintas-feiras na Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada no sistema socioeducativo. Com a iniciativa, o clínico geral passa a realizar até 15 atendimentos por semana. Além disso, uma ginecologista atende jovens da Unidade de Internação Feminina (UIF).
Antes da parceria, os socioeducandos já eram atendidos por dentistas, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, além de participarem de ações de promoção à saúde, como palestras educativas sobre Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST).
De acordo com a diretora de Saúde da Sase, Poliana Teixeira, a parceria vai ajudar a sanar uma demanda de atendimentos médicos que estava reprimida.
“Com esses profissionais atendendo na unidade, iremos conseguir diminuir a quantidade de saídas externas, dando celeridade ao atendimento e ao processo de recuperação”, afirmou.
Segundo Poliana, os adolescentes que necessitarem de outro tipo de atendimento serão encaminhados para um especialista.
Para o clínico geral que atende na UBS, o médico André Constante, os socioeducandos necessitam de um atendimento mais ágil, para evitar complicações maiores com a saúde.
“Por se tratar de um público confinado, é necessário que ocorra um atendimento rápido, para evitar que patologias que sejam facilmente transmissíveis tenham um alcance ainda maior”, lembrou.
O jovem V.C.L.D, de 16 anos, que cumpre medida socioeducativa na Unidade de Internação Masculina Extensão (UIME) afirmou que os atendimentos realizados na UBS não são diferentes dos realizados externamente.
“Já recebi diversos atendimentos na unidade e sempre fui bem assistido pelos profissionais. Colocar outros médicos vai melhorar um trabalho que já estava bom. É bom saber que caso tenhamos necessidade, teremos uma boa assistência”, disse.

Ação de beleza

As quintas-feiras também são dias importantes para as socioeducandas da UIF. Além de atendimento ginecológico, as jovens contam com o trabalho de  uma cabeleireira voluntária, que presta serviços de beleza, realizando dois tratamentos capilares por semana.
A cabeleireira Jefrance Mendonça, proprietária do salão France Cabelos, no bairro Novo Mundo, leva para a unidade todo o material necessário para que os atendimentos sejam realizados.  Jefrance afirmou que sentiu necessidade de contribuir de alguma forma com o bem estar das jovens.
“A primeira vez que estive aqui fiquei surpresa com a idade das meninas e quis ajudá-las estimulando a autoestima de cada uma. Ao final de cada atendimento, é bom vê-las tão animadas”, disse.
T.F.S, de 17 anos, foi uma das adolescentes atendidas na última quinta-feira (23) e disse ficar empolgada com a iniciativa.
“Receber esse tipo de tratamento é maravilhoso. Fico feliz em saber que uma pessoa vem de livre e espontânea vontade para prestar esse atendimento. Além de nos distrairmos, isso nos mostra que muitas pessoas da sociedade acreditam na nossa mudança de vida”, declarou.