Geral

‘Fórum Sefaz e Sociedade’ estreita relações com contadores do Estado

24/04/2015
‘Fórum Sefaz e Sociedade’ estreita relações com contadores do Estado
Secretário George Santoro: “Quanto melhor for o trabalho dos contadores do Estado, maior será a arrecadação” (Foto: Laura Pedrosa)

Secretário George Santoro: “Quanto melhor for o trabalho dos contadores do Estado, maior será a arrecadação” (Foto: Laura Pedrosa)

Oitenta e quatro profissionais de contabilidade do Estado estiveram em um café da manhã com o secretário de Estado de Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), George Santoro, com a participação da controladora geral do Estado, Maria Clara Bulgarin, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, nesta quinta-feira (23).
Entre as pautas estavam o treinamento, a atualização de cadastro e a integração do fisco com os profissionais de contabilidade.
A intenção é de que esses encontros aconteçam periodicamente e estreitem a relação da Sefaz com o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC-AL) para capacitar os contadores do Estado, atualizando-os dos sistemas e serviços da Sefaz.
A contadora e coordenadora de fiscalização do CRC-AL, Arábia Alves, explica que o elo criado entre contadores e Sefaz é primordial para que os dados sejam repassados corretamente aos contribuintes. “O empresário brasileiro, de modo geral, não está preparado para receber as informações tributárias. Então, a ponte que vai transmitir esse conhecimento é justamente dos contadores”, disse Arábia.
Trabalhando com o CRC-AL, a Sefaz ofertará treinamentos e palestras, sem custo algum. A ideia é esclarecer questões sobre temas sugeridos pelos próprios contadores ao CRC.
Para o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, que também é presidente do Fórum Sefaz e Sociedade, a melhoria na qualidade e eficiência do serviço contábil contribuirá diretamente no avanço de Alagoas. “Quanto melhor for o trabalho dos contadores do Estado, maior será a arrecadação. Essa troca é fundamental para aumentar a receita”, declara.
O secretário também alertou os contadores para orientar seus clientes a acertarem sua situação com o Fisco Estadual. “O Estado está preparando malhas fiscais que cruzarão informações”, disse, destacando a malha fiscal relativa a informações de vendas com cartão de crédito.
Fruto de uma demanda do Fórum Sefaz e Sociedade, o evento contou também com a presença de representantes do Sindicato dos Contabilistas e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis.