Geral

Plenária em Arapiraca discute preparação das conferências municipais de Saúde

23/04/2015
Plenária em Arapiraca discute preparação das conferências municipais de Saúde

FOTO_Adalberto Custódio

FOTO_Adalberto Custódio

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES/AL), realizaram, nesta quarta-feira (22), em Arapiraca, uma plenária macrorregional que reuniu conselheiros municipais de saúde de vários municípios. A proposta é preparar os municípios da II Macrorregião para as Conferências Municipais de Saúde, que serão iniciadas a partir do mês de maio.
De acordo com a secretária adjunta de Estado da Saúde, Rosimeire Rodrigues, o momento foi fundamental para discutir o objetivo das conferências e, principalmente, a importância da participação da sociedade na construção de uma saúde mais acessível e com mais qualidade.
“Cada encontro realizado, seja hoje na preparação ou depois nas conferências municipais, estadual e nacional, representa um marco, uma vez que todas as conquistas do SUS vieram de discussões, plenárias e encontros como este, onde tudo foi construído pela sociedade. O Governo do Estado, através do governador Renan Filho e da secretária Rozangela Wiszomirska, não medirão esforços para que Alagoas esteja bem representada na etapa nacional”, garantiu a secretária adjunta.
Durante o encontro, foi realizada uma mesa temática, onde os expositores dividiram suas apresentações em quatro grandes eixos. Foram abordados temas como a valorização do trabalho e a educação em saúde; o financiamento do SUS e relação público-privada; gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; informação, educação e política de comunicação do SUS; ciência, tecnologia e inovação no SUS; direto à Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social e reformas democráticas e populares do Estado.
De acordo com José Wilton da Silva, presidente do Conselho Estadual de Saúde, as conferências são a oportunidade para os municípios mobilizarem a sociedade a participarem e reivindicarem suas necessidades e direitos. “Na minha opinião as conferências municipais são as mais importantes, uma vez que estão mais próximas do povo. A partir delas é criada uma pauta de reivindicações, que é discutida na estadual e, posteriormente, na nacional”, frisou.
Este ano, o tema das conferências será “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. As conferências municipais de Saúde começam a ser realizadas a partir do próximo mês em datas definidas por cada município. Já a Conferência Estadual acontece de 2 a 5 de agosto e, finalizando, a 14ª Conferência Estadual na primeira quinzena de dezembro.