Geral

Estados discutem desenvolvimento do turismo com novo ministro

22/04/2015
Estados discutem desenvolvimento do turismo com novo ministro
Jeanine Pires defendeu a criação e execução de políticas para o crescimento do turismo regionalmente (Foto: Ascom Sedetur)

Jeanine Pires defendeu a criação e execução de políticas para o crescimento do turismo regionalmente
(Foto: Ascom Sedetur)

    Durante a World Travel Market Latin American (WTM) 2015, a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, esteve reunida, nesta quarta-feira (22) com o novo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e demais representantes do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do setor, o Fornatur.  A WTM Latin American 2015 acontece no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo.
A reunião do Fornatur com o ministro Henrique Eduardo Alves contou diversas pautas direcionadas ao fortalecimento da atividade turística em todo o Brasil, onde foram discutidos temas como legislação, infraestrutura, promoção e a integração e cooperação técnica entre os estados.
O ministro, que tomou posse como titular da pasta na última quinta-feira (16), lembrou a importância da atividade turística dentro do processo de recuperação da economia nacional, destacando números que apontam o crescimento do setor em diversas frentes, tanto na geração de empregos, como na receita gerada.
Jeanine Pires reforçou a parceria entre o governo de Alagoas e o Ministério e, na condição de presidente da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), defendeu a criação e execução de políticas para o crescimento do segmento turístico em âmbito regional, explorando a diversidade e vocação para o turismo dos nove estados nordestinos.
“Mesmo diante do atual panorama econômico, o turismo aparece com uma projeção de crescimento em 2015 de aproximadamente 1,8%, fator que comprova a força da atividade, que transita pelos mais diversos tipos de negócios. Para a garantia de números significativos é fundamental que os estados estejam com seu planejamento alinhado com a esfera federal”, destaca Jeanine Pires.

    WTM Latin American 2015

Considerada uma das maiores feiras internacionais do setor, a WTM chega à sua terceira edição com uma previsão de receber aproximadamente 15 mil empresários, criando oportunidades de negócios. Na edição 2014, foram movimentados US$ 341 milhões, entre 1.300 expositores e cerca de 900 compradores, por meio de mais de 3.000 reuniões de negócios realizadas.
Em 2015, Alagoas está com um espaço para prospectar negócios, fechar parcerias com o setor privado e apresentar suas oportunidades para investimento e destinos turísticos, como os cânions do Rio São Francisco, cidades históricas, como Penedo, Piranhas e Marechal Deodoro e o ecoturismo.