Política

Sesau divulga calendário da Comissão de Intergestores Regionais

20/04/2015
Sesau divulga calendário da Comissão de Intergestores Regionais
Evelyne Mastrianni destaca importância da participação de todos os gestores nos encontros  (Foto: Carla Cleto)

Evelyne Mastrianni destaca importância da participação de todos os gestores nos encontros
(Foto: Carla Cleto)

    A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Superintendência de Gestão e Participação Social (Sugesp), divulgou essa semana os dias e pautas das reuniões da Comissão Intergestores Regionais (CIR) com os gestores da 3ª, 4ª e 5ª região de saúde.
A superintendente de Gestão e Participação Social da Sesau, Evelyne Mastrianni, ressaltou a importância da participação de todos os gestores. Isso porque durante as reuniões são discutidas propostas e aprovados projetos que afetam diretamente a assistência à saúde da população.
“As reuniões da Comissão Intergestores Regionais representam uma oportunidade ímpar para que os gestores apresentem os desafios enfrentados pela administração em nível regional. Também, durante os encontros, são pactuadas as medidas efetivas para a evolução da assistência, bem como do modelo de regionalização da saúde, incentivado pelo Ministério da Saúde”, explicou Evelyne Mastrianni.

    Programação

No dia 22 a reunião será realizada em Santana do Mundaú com os representantes da 3ª região de saúde. Na ocasião serão apresentados o relatório da Oficina de Planejamento Regional da 3ª região de Saúde e sobre a situação da dengue nos municípios da região.
Também serão pactuadas unidades descentralizadas da Central de Assistência Farmacêutica (Ceaf) e a capacitação sobre fitoterápicos para profissionais de saúde.
Já no dia 23 o encontro acontecerá em São Miguel dos Campos, reunindo os gestores da 5ª região de saúde. Durante a reunião serão apresentados os indicadores de saúde dos municípios da região e a situação atual do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul). Entre os pontos de pactuação está pautada a situação das internações de outras cidades sem ou com pactuação inferior aos utilizados na Santa Casa de São Miguel dos Campos e no Hospital de Boca da Mata.
E no dia 24, na cidade de Capela, ocorre a reunião com os representantes da 4ª região de saúde do município. Na pauta está a apresentação do relatório de planejamento regional da região e situação da dengue nos municípios, entre as pactuações estão às unidades descentralizadas do Ceaf e tratamento de glaucoma, além da capacitação para fitoterápicos para os profissionais de saúde.