Geral

Secretários conhecem programas digitais de educação da Microsoft

18/04/2015
Secretários conhecem programas digitais de educação da Microsoft
Ferramenta facilitaria e muito o aprendizado nas escolas alagoanas. (Foto: Agência Estado)

Ferramenta facilitaria e muito o aprendizado nas escolas alagoanas. (Foto: Agência Estado)

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, em visita à sede da empresa Microsoft, em São Paulo, conheceu de perto, juntamente com o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Rafael Brito, os programas digitais de educação e as novas tecnologias que estão sendo usadas com sucesso em sala de aula em algumas parte do país.
Diretores e assessores técnicos da Secretaria de Educação também participaram da reunião com coordenadores de Tecnologia e Educação da Microsoft. A reunião teve como principal assunto o conhecimento das novas tecnologias de ensino que possibilitem uma interação maior entre professor e aluno, dentro e fora das salas de aula.
“Essa parceria vai possibilitar a ampliação do uso da tecnologia dentro das escolas, com o uso de novos métodos e caminhos didáticos que atendam às necessidades dos professores e alunos, atualmente mais conectados com a internet e as redes sociais, o que facilitará o repasse dos conhecimentos e melhoria do aprendizado”, afirmou o secretário de Educação.
Os dois secretários também tiveram a oportunidade de debater com os especialistas da empresa de tecnologia os programas e softwares para implementação de cursos de capacitação para alunos, professores e gestores, com a meta de otimizar a gestão das escolas e o ensino em toda as escolas da rede estadual.
Luciano Barbosa e Rafael Brito juntamente com equipe da multinacional de informática trataram a respeito da aquisição gratuita de licenças do Microsoft Office 365. Ele é um programa que contém diversos recursos e ferramentas para o professor tornar mais interessante e estimulante sua didática, possibilitando o aluno acessar conteúdos dentro e fora da sala de aula.
O secretário de Educação revelou a intenção do governo estadual em adquirir material que proporcione uma aula informatizada, a exemplo de tabletes e os conhecidos “2 em 1”, que são notebooks que viram tablets, além de programas voltados para cursos profissionalizantes e o empreendedorismo, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda.
Barbosa está agendando um novo encontro entre os técnicos das duas secretarias (Educação e Trabalho) para consolidar o protocolo de intenções entre o governo de Alagoas e a Microsoft, com a disponibilização de programas digitais nas áreas do ensino e do empreendedorismo.