Geral

Cachaça alagoana Gogó da Ema ganha mais um prêmio internacional

18/04/2015
Cachaça alagoana Gogó da Ema ganha mais um prêmio internacional

 gogodaema   A cachaça alagoana Gogó da Ema recebeu a medalha de prata no San Francisco World Spirits Competition, um dos mais importantes concursos internacionais de qualidade e excelência em bebidas destiladas. Ela foi avaliada por especialistas da área e competiu com mais de 1.500 rótulos, vindos de 66 países diferentes. O resultado foi divulgado através do site oficial da competição.
Com um processo de fabricação que obedece aos melhores padrões de qualidade, esse é mais um reconhecimento em premiações para a cachaça Gogó da Ema, que já recebeu a medalha de bronze da Expo Cachaça no ano de 2013 e a medalha de prata na mesma competição no ano seguinte. Em 2014, a bebida também foi vencedora do Concours Mondial de Bruxelles, na Bélgica, levando sua primeira medalha de ouro internacional.
A história da Cachaça Gogó da Ema teve início em 2004, quando o engenheiro civil Waldir Ferreira Tenório desenvolveu o produto na sua fazenda, localizada em São Sebastião, região Agreste do estado. Em 2008, o alambique passou a ser administrado por seu filho, Henrique Tenório, que profissionalizou o negócio com a ajuda do programa Empretec, do Sebrae em Alagoas.
“A participação no Empretec provocou uma reviravolta no nosso planejamento, pois passamos a ter uma visão diferente sobre os negócios com as informações que recebemos. Ele foi imprescindível para o reconhecimento e sucesso que temos hoje. O Sebrae sempre está presente na nossa trajetória, dando-nos assistência e nos deixando a par da sua programação de cursos e consultorias”, ressalta Tenório.
O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, voltada para o desenvolvimento do caráter empreendedor dos participantes e para a identificação de novas oportunidades de negócios.
Agda França, analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae em Alagoas, reafirmou que, após a participação no Empretec e em outras consultorias, a empresa passou a ganhar um destaque ainda maior no mercado.
“Esses prêmios são consequência de todo o trabalho feito pelo empresário junto ao Sebrae. Além do Empretec, ele participou de consultorias do Programa de Aceleração da Competitividade (PAC), projeto desenvolvido por nossa Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia (UAIT)”, pontuou Agda França.

    Próximos passos

Orgulhoso de mais uma vitória, Henrique Tenório pretende priorizar sempre a qualidade dos produtos e participar de outros prêmios nacionais e internacionais no futuro, para um maior reconhecimento da empresa.
“Qualquer empresário almeja esse reconhecimento para seu produto, pelo esforço que é feito em todo o processo, entre produzi-lo com qualidade e comercializá-lo. Então, receber mais esse prêmio foi um grande orgulho. O que nós visamos agora é participar de outras competições e, quem sabe, alcançar um maior reconhecimento para a indústria da cachaça em Alagoas”, destaca.
Segundo Frida Gomes, consultora credenciada do Sebrae em Alagoas, responsável por aplicar a consultoria do PAC, a solução trabalhou aspectos como gestão financeira, gestão do produto e fluxograma, fatores primordiais para que o empresário enxergasse o mercado de forma mais ampla.
“Tudo o que foi feito na Gogó da Ema contribuiu para que o empresário tivesse uma visão de excelência em seu negócio. Após a implantação do PAC, Henrique Tenório passou a participar de mais prêmios e feiras. O próximo passo será a participação no ciclo 2015 do Prêmio MPE Brasil”, disse Frida Gomes.