Geral
Agência de Fomento do Estado debate convergência de APLs com Sedetur


Encontro entre gestores da Desenvolve e dos Arranjos Produtivos Locais nesta quarta-feira (15)
(Foto: Eliete Amâncio)
A formatação de estratégias de trabalho em conjunto, ampliação do conhecimento do ambiente dos arranjos produtivos e estabelecimento de objetivos comuns, além do monitoramento das ações com avaliação de resultados. Esse foi o saldo do encontro ocorrido nesta quarta-feira (15) entre o presidente da Agência de Fomento do Estado de Alagoas – Desenvolve, Antonio Pinaud, com integrantes do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedetur), em parceria com o Sebrae, para debater a interseção entre os APLs de diferentes segmentos de Alagoas.
Na ocasião, Pinaud destacou a importância das oportunidades de negócios mediante a interseção dos APLs tradicionais com os de conteúdo tecnológico e criativo com foco em competitividade. “Nada mais sensato que, com foco neste direcionamento, a Desenvolve junto com a Sedetur e o Sebrae promovam a interseção entre os arranjos”, frisou o presidente da Agência de Fomento.
A superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas, afirmou que a Desenvolve tem empreendido grandes esforços em parceria com os outros atores responsáveis pelos APLs para alavancar o desenvolvimento, visto que os arranjos “são estratégicos para o desenvolvimento local e regional, pois contribuem para aumentar a competitividade, reduzir as desigualdades e ampliar a inclusão social”, lembrou a superintendente.
Fábio Leão, diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, defendeu que as duas instituições continuarão unindo forças para suprir a necessidade de mais interação com as cadeias produtivas que perpassam os arranjos. “É preciso compreender as diferenças e combinar metodologias de cadeias produtivas que se concentram num determinado espaço geográfico”, assinalou.
Como resultado do encontro, as instituições se comprometeram a trocar informações de seus respectivos encaminhamentos quanto à agilização dos APLs.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Nota de Falecimento: Morre o Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e referência do setor agropecuário no Sertão
-
2REAÇÃO
Recibo de cabaré com “tarifa do Trump” viraliza nas redes sociais
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara aprova por unanimidade requerimento que cobra prestação de contas dos R$ 106 milhões da concessão da água e esgoto
-
5POLÍTICA EM EVOLUÇÃO
Lula sela indicação de Marluce Caldas ao STJ em encontro com Lira, Renan Filho e JHC no Alvorada