Geral

Estudantes do Ifal visitam fábricas de móveis em Arapiraca

14/04/2015
Estudantes do Ifal visitam fábricas de móveis em Arapiraca

arapi    Cerca de 90 estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), dos cursos Tecnologia de Design de Interiores, superior, e de Artesanato, técnico, visitaram, nessa segunda-feira (13), empresários do Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis do Agreste e a Feira Livre de Arapiraca. A iniciativa faz parte do projeto Olhar-Di-Ver-Cidade, da instituição de ensino.
Segundo Cárbia Santos, gestora do APL Móveis do Agreste, o objetivo da visita foi preparar melhor os estudantes para o mercado e gerar oportunidades para novos projetos. “A ideia é que eles entendam todo o processo de produção dos móveis. Assim, quando forem em busca da atuação profissional, já saberão como as coisas funcionam”, afirmou.
Duas empresas, a JF Móveis e a Léo Móveis, foram as escolhidas pelo Ifal para que os estudantes conhecessem os métodos de produção. “Uma delas é mais voltada para o curso de artesanato, por ainda ter muito desse processo em sua produção. A outra foi pela grande inovação tecnológica na produção de móveis”, explicou Áurea Rapôso, professora coordenadora do projeto Olhar-Di-Ver-Cidade.
Áurea explicou que o móvel é um componente fundamental para o desenvolvimento de projetos na área de design de interiores. Mas o projeto do Ifal vai além desse fator. “Ele visa ao estudo da cultura alagoana através de seus municípios, e Arapiraca é fundamental para esse processo. Sua feira livre atrai pessoas de várias cidades próximas, e conhecer seu polo moveleiro ajudará na formação de nossos estudantes”, disse a coordenadora.
Essa já é a quinta visita a uma cidade do interior de Alagoas feita pelos estudantes dos cursos de Design e Artesanato. As demais localidades visitadas foram Penedo, União dos Palmares, São Miguel dos Milagres e Viçosa. No segundo semestre de 2015, quem recebe a visita dos membros do Ifal é Quebrangulo.
Para Seone Araújo, analista do Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca, o maior saldo da visita dos estudantes do Ifal foi a possibilidade de conhecer todo a evolução do APL Móveis do Agreste. “Eles puderam entender como todo o processo se deu e como conseguimos alcançar o que foi conquistado nos 10 anos de APL. E isso é o que dizem os próprios empresários”, frisou a analista.

 Sobre o APL

O APL Móveis do Agreste integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae em Alagoas. O APL Móveis do Agreste tem por objetivo organizar e dinamizar os negócios firmados pelos produtores de móveis da região, incrementar a rentabilidade e melhorar a capacidade de gestão dessas empresas.
O APL é um dos mais antigos em atuação, com 10 anos de atividade, e serve como uma importante ferramenta para dar suporte à atividade moveleira. O arranjo abrange Arapiraca e Palmeira dos Índios, dois grandes centros de produção do segmento, que trabalham com móveis planejados e em série.

    Polo Moveleiro

Inaugurado em dezembro de 2011, o Polo Moveleiro Nascimento Leão possui uma área de 96 mil metros quadrados divididos em 45 lotes, destinada a empreendedores da produção moveleira de Arapiraca e região. Sua produção atende os estados da Bahia, Sergipe e Pernambuco.
Além de empresas do segmento moveleiro, o Polo Nascimento Leão conta com quase 100 Microempreendedores Individuais que ocupam o galpão comunitário. Assim, eles conseguem garantir suas produções e continuar no mercado.
O polo é uma iniciativa do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Arapiraca, Sebrae em Alagoas e Associação Moveleira do Agreste (Amagre).