Geral

Secretaria de Saúde promove seminário sobre distúrbio de voz no trabalho

14/04/2015
Secretaria de Saúde promove seminário sobre distúrbio de voz no trabalho
Distúrbio de voz no trabalho será o foco de seminário promovido pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quinta-feira (16)

Distúrbio de voz no trabalho será o foco de seminário promovido pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quinta-feira (16)

    Para discutir e capacitar profissionais das áreas de saúde e educação, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), realiza nesta quinta-feira (16) o Seminário Alagoano de Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho.
O evento ocorre na sede do Conselho Regional de Medicina (Cremal), no bairro do Pinheiro, em Maceió, a partir das 9 horas. O seminário irá reunir otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, técnicos da SEE, além de representantes dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do município de Maceió e do Estado.
De acordo com Maria das Graças Cajueiro, assessora técnica do Cerest estadual, o distúrbio de voz relacionado ao trabalho é caracterizado como dificuldades ou impedimento na emissão da voz ligado a sua atividade profissional. “Algumas profissões, a exemplo de professores, teleoperadores e radialistas, precisam da voz como instrumento de trabalho e devem utilizar técnicas de prevenção e assistência para o tratamento de problemas”, destaca.
A assessora técnica do Cerest estadual evidencia que, outro ponto de destaque para a saúde do trabalhador, foi o acréscimo do agravo de disfonia como notificação compulsória no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan). Isso porque, junto à Vigilância em Saúde do Trabalhador e Superintendência de Vigilância em Saúde, são responsáveis pela análise e monitoramento das notificações.
“A inclusão deste agravo foi extremamente importante para a saúde do trabalhador, que é o objetivo imediato e permanente das ações do Estado”, ressalta Maria das Graças Cajueiro.