Geral

Secretária anuncia que Estádio Rei Pelé deve virar centro de treinamento

14/04/2015
Secretária anuncia que Estádio Rei Pelé deve virar centro de treinamento
Claudia Petuba anunciou ainda a realização do projeto Bate Bola contábil – Lances do Mundo Corporativo no País das Olimpíadas, que vai trazer a Alagoas representantes do Ministério do Esporte e do Conselho Federal de Contabilidade, no dia 8 de maio (Foto: Adailson Calheiros)

Claudia Petuba anunciou ainda a realização do projeto Bate Bola contábil – Lances do Mundo Corporativo no País das Olimpíadas, que vai trazer a Alagoas representantes do Ministério do Esporte e do Conselho Federal de Contabilidade, no dia 8 de maio (Foto: Adailson Calheiros)

  A secretária de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude, Claudia Petuba, foi a convidada especial do programa Ministério do Povo, da Rádio Gazetaweb.com, nesta segunda-feira, (13).  Durante entrevista, ela descreveu as principais metas estabelecidas para nova secretaria, esclareceu dúvidas de ouvintes e anunciou a ampliação de projetos que incentivam a atividade física.
Oficialmente criada no início deste mês, a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer agregou, sob sua responsabilidade, a Juventude. Claudia Petuba explicou a importância que o órgão vai dedicar a essa categoria. Para ela, a pasta não estará limitada a estimular a prática de esporte, mas visa contribuir, diretamente, com a formação dos jovens alagoanos e a promoção da paz em Alagoas.
“Na Secretaria de Esporte e Lazer, toda sociedade está contemplada em atividades esportivas. A juventude, dentro da pasta, irá além do esporte para os jovens. A proposta é atuar com a juventude em áreas diversas como educação, trabalho, inserção no mercado e, principalmente, afastando-os da violência. Isso tem sido um trabalho bastante desafiador”, explicou a secretária.
Questionada sobre a funcionalidade do estádio Rei Pelé, Claudia Petuba disse que o espaço é o único equipamento voltado exclusivamente para o esporte sob responsabilidade do Governo do Estado, abriga institucionalmente a secretaria, mas outros projetos estão sendo executados para não deixar que aquela área seja subutilizada ou um exclusivo palco para o futebol.
“O estádio Rei Pelé é o templo do futebol alagoano. Mas outras modalidades também se utilizam do espaço. Como é o caso da Federação de Atletismo que treina lá. Estamos buscando alternativas para que outras categorias esportivas possam utilizá-lo. Faz parte de nossos planos transformá-lo em um centro de treinamento, moderno e bem equipado”, disse a secretária.
Citando as ações desenvolvidas em conjunto com as secretarias de Educação, Defesa Social e Ressocialização, nas regiões mais violentas da capital, por meio das bases comunitárias, a secretária ressaltou o desafio de fazer com que o esporte em Alagoas seja estruturado e tenha ações contínuas para chegar às comunidades e atendê-las como um todo.
“Temos o objetivo de transformar Maceió na capital da qualidade de vida. Possuímos as condições naturais necessárias para imprimir o ritmo da prática e atividade esportiva na sociedade alagoana. O estado que investe no esporte economiza na educação, na saúde e segurança pública. Ele consegue otimizar o ser humano e a convivência urbana”, destacou a secretária.
Do decorrer do programa Ministério do Povo, Claudia Petuba fez duras críticas à violência nos estádios, em dias de jogos, e às torcidas organizadas, mas enfatizou a responsabilidade de toda sociedade em imprimir uma cultura de paz em qualquer ambiente.
A secretária descreveu ainda a reformulação do programa Estádio Vivo, que expandiu sua atuação, antes limitada a três dias por semana, no estádio, e, atualmente, promove atividades físicas todos os dias, com pretensão de ampliação para todo estado.
A entrevista foi finalizada com o anúncio do primeiro evento voltado para que entidades esportivas, de todo estado, sejam orientadas a criar, organizar e desenvolver projetos com capacidade de conseguir recursos com a iniciativa pública e privada. O Bate Bola contábil – Lances do Mundo Corporativo no País das Olimpíadas, vai trazer a Alagoas  representantes do Ministério do Esporte e do Conselho Federal de Contabilidade, entidades já confirmadas para o evento que acontece no dia 8 de maio.