Geral

Produtores de APL Fitoterápicos recebem mudas de plantas medicinaisv

13/04/2015
Produtores de APL Fitoterápicos recebem mudas de plantas medicinaisv

Plantas-medicinais.1-jpg    Nos próximos meses, o Arranjo Produtivo Local (APL) Fitoterápicos vai dar um dos maiores passos desde a identificação da atividade. Os produtores inseridos no grupo receberão 1.000 mudas de plantas medicinais a partir de maio. A espécie escolhida para a distribuição é a popular Hortelã da Folha Miúda, a Mentha Piperita, que integra a Relação Nacional de Medicamentos, do Ministério da Saúde.
Cada agricultor ficará responsável por dez mudas e deverá replicar o número de unidades recebidas. A entrega das plantas será feita em uma parceria do APL com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa). A iniciativa contemplará as cidades de Messias, Flexeiras e o bairro de Riacho Doce, em Maceió.
Dentro do processo, também haverá a exsicata das plantas, que é o colhimento de amostras para estudos botânicos. Na última sexta-feira (10), em reunião com o Professor Jessé Marques, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca, ficou definido que essa etapa será realizada por pesquisadores da instituição, pois eles comprovarão a espécie selecionada para uma futura abertura de mercado e comercialização dos produtos.
De acordo com a gestora do APL Fitoterápicos, Conceição Peixoto, a partir da distribuição das mudas será possível fornecer um seguro meio de renda para os produtores. “A ideia do trabalho é gerar oportunidade para as pessoas inseridas no arranjo, desta forma, teremos o primeiro produto real do nosso grupo e vamos promover a venda das plantas medicinais”, enfatiza.
O Arranjo Produtivo Local Fitoterápicos integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com o Sebrae.