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Estado inicia levantamento para implantar mais 13 escolas em tempo integral até 2016

11/04/2015
Estado inicia levantamento para implantar mais 13 escolas em tempo integral até 2016
O modelo em vigor na Escola Estadual Marcos Antônio desde o dia 16 de março servirá de referência para as demais unidades e consiste na integração de conteúdos de Ensino Médio e cursos profissionalizantes (Foto: Valdir Rocha)

O modelo em vigor na Escola Estadual Marcos Antônio desde o dia 16 de março servirá de referência para as demais unidades e consiste na integração de conteúdos de Ensino Médio e cursos profissionalizantes (Foto: Valdir Rocha)

Implantar pelo menos uma escola de ensino médio em tempo integral em cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Esta é a meta da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas até 2016.
De acordo com o diretor de Educação Básica da SEE, Ricardo Lisboa,uma comissão formada por técnicos das superintendências de Política e Rede da secretaria trabalha no levantamento de quais unidades da rede pública estadual podem implantar o modelo.
“Teremos pelo menos mais uma unidade de ensino médio em tempo integral em Maceió e as demais no interior do estado.
Já visualizamos algumas escolas em potencial e pedimos às CREs que façam um estudo sobre quais de suas unidades estão aptas para implantar este modelo. Até a próxima semana, já teremos uma resposta das coordenadorias acerca destas novas unidades”, adianta Ricardo.
O modelo em vigor na Escola Estadual Marcos Antônio desde o dia 16 de março servirá de referência para as demais unidades e consiste na integração de conteúdos de Ensino Médio e cursos profissionalizantes. Nesta escola, além das aulas do Ensino Médio, os jovens participam de cursos nas áreas de turismo, informática, lazer e desenvolvimento social, o que possibilitará aos estudantes terem uma dupla formação.
“A Escola Marco Antônio vai servir de base para a implantação das demais unidades de ensino em tempo integral, levando em consideração também as características de cada região”, destacou Hélvio Soares, coordenador do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Alagoas.
Ricardo Lisboa aponta outros benefícios que a escola de ensino médio integral apresenta aos seus alunos. “Trata-se de um modelo arrojado e atrativo, onde o estudante passa mais de dez horas na escola e recebe uma preparação efetiva que une a Educação Básica e o profissionalizante, uma formação ampla que o prepara para a vida”, frisou.