Geral

Governador entrega viaturas para Bombeiros e motos à Agricultura

10/04/2015
Governador entrega viaturas para Bombeiros e motos à Agricultura
Segundo Renan Filho, as iniciativas são frutos do INVESTIMENTO federal nas contas do Estado (Fotos: Márcio Ferreira)

Segundo Renan Filho, as iniciativas são frutos do INVESTIMENTO federal nas contas do Estado (Fotos: Márcio Ferreira)

O governador Renan Filho fez, nesta sexta-feira (10), duas entregas importantes para o Estado. Na data que marca os primeiros 100 dias da atual gestão, o chefe do Executivo esteve na Praça dos Martírios, centro da capital, e destinou seis novas viaturas de emergência ao CORPO de Bombeiros e 50 motos, que serão direcionadas à assistência técnica do pequeno produtor rural, via Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa).
As duas iniciativas são frutos de convênio do Governo de Alagoas com a União. Sobre os veículos do Corpo de Bombeiros, o governador explicou a situação. “Já estávamos há um bom tempo com esses recursos na conta do Estado. Assim que assumi, determinei que todo o INVESTIMENTO do governo federal nas contas do Estado, com esforço máximo, se materializasse em benefícios para a população”, revelou.
Renan Filho acrescentou que os valores para a COMPRA dos veículos quase foram perdidos, em razão do não uso no ano passado. “Eu fiz um esforço, me empenhei pessoalmente, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano Amaral, também. Fomos a Brasília e viabilizamos o retorno desse recurso para Alagoas e hoje estamos entregando essas seis viaturas”, disse.
O coronel Adriano Amaral explicou a importância das unidades para a corporação. “As viaturas trazem segurança para os próprios bombeiros. As unidades perduram por dois anos, devido ao grande número de ocorrências que nós recebemos. Com essa renovação, daremos um atendimento com melhor qualidade para o cidadão”, contou. Os veículos serão destinados ao atendimento pré-hospitalar.

Assistência no campo

Após a entrega das viaturas para o CORPO de Bombeiros, foi feito o repasse das motos à Secretaria da Agricultura. “As motos serão utilizadas pela Emater [Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas], na agricultura familiar. Assistência técnica tem que chegar próximo do cidadão, do pequeno produtor rural, e essa é a melhor estratégia. Esses veículos facilitam muito isso”, avaliou Renan Filho.
O titular da pasta, Álvaro Vasconcelos, informou que a assistência técnica tem sido uma demanda do setor. “Desde o dia 19 de janeiro, estamos nos reunindo semanalmente com os produtores rurais de todos os segmentos. Temos sido cobrados no sentido de oferecer assistência técnica. A Emater está se estruturando para isso e essas 50 motos ajudarão bastante quanto a essa demanda”, declarou. A atuação do instituto, com o uso das motos, será voltada aos pequenos produtores.