Geral

Turma do CSP realiza viagem de estudos para os municípios de Delmiro Gouveia, Piranhas e PauloAfonso

09/04/2015
Turma do CSP realiza viagem de estudos para os municípios de Delmiro Gouveia, Piranhas e PauloAfonso
Turma do CSP edição 2014 [Foto: Arquivo]

Turma do CSP edição 2014 [Foto: Arquivo]

A turma do Curso Superior de Polícia (CSP/2014), composta por Oficiais da PM e CORPO de Bombeiros de Alagoas, bem como de outras Unidades da federação, realiza a partir desta quinta-feira (9) a viagem regular de estudos proposta na grade curricular do curso, iniciado em outubro do ano passado.
Nesta edição, os destinos escolhidos foram os municípios de Delmiro Gouveia e Piranhas, no sertão alagoano, e de Paulo Afonso, na Bahia. Até o sábado (11), quando retornam a Maceió, os oficiais-alunos estarão nestas cidades e, conforme a programação, farão visitas ao 9º BPM, sediado em Delmiro Gouveia e a Companhia de Xingó, em Piranhas.
De acordo com o comandante da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), coronel João Marinho, que embarcou junto com a turma, a viagem complementa o curso e faz parte do projeto de interdisciplinaridade dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Segundo ele, a turma terá a oportunidade de investigar a história das cidades, conhecendo seus aspectos social, político, econômico, ambiental e cultural.
“Visitaremos estas cidades e muitos, pela primeira vez, poderão conhecer de perto a atuação da PM em um município sertanejo. É uma oportunidade de observar a funcionalidade e desempenho de uma Unidade operacional da corporação em condições bastante específicas”, ressaltou.
Ao longo da viagem, os oficiais-alunos poderão aliar os conteúdos de disciplinas como SAÚDE e Segurança Aplicada ao Trabalho do Profissional de Segurança Pública, Violência e Criminalidade e Gestão de Pessoas, na prática. Ao longo destes dias, eles estarão reunindo dados das atividades observadas que constarão em um relatório a ser apresentado individualmente à coordenação do curso quando retornarem.
Para a major Maridete Rocha, a escolha do local foi acertada não somente pela característica de polo turístico, mas também pelo patrimônio histórico que representa. “Será uma oportunidade de explorarmos as heranças culturais de nosso Estado e apresentá-las aos Oficiais de outras co-irmãs”, destacou.
A programação está composta, ainda, por uma palestra com o comandante do 9º BPM e visitas ao Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Nas opções, estão ainda visitas a Fábrica de Pedra e ao Museu da História Natural e a realização da Trilha do Cangaço.