Cidades

Novos bolsistas do Pibic assinam Termo de Outorga em Arapiraca

09/04/2015
Novos bolsistas do Pibic assinam Termo de Outorga em Arapiraca
Quarenta novos bolsistas durante assinatura dos respectivos Termos de Outorgas do Pibic.  Foto: Jadna Cabral (Colaboradora)

Quarenta novos bolsistas durante assinatura dos respectivos Termos de Outorgas do Pibic.
Foto: Jadna Cabral (Colaboradora)

    Os 40 novos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) assinaram os respectivos Termos de Outorgas na quarta-feira (8), na sala do Conselho Superior da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca. As bolsas são resultado da parceria entre a Uneal e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
O reitor da Uneal, professor Jairo Campos, ressaltou a ampliação da parceria da instituição com a fundação, o que já resultou no aumento da velocidade de Internet no Campus II, em Santana do Ipanema, processo que será implantado na sequência nos demais campi, a começar por Arapiraca.  “Já iniciamos as conversas para que o número de bolsas do Pibic seja ampliado em mais quarenta”, revelou.
Já o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes Gomes, ratificou a vontade de ampliar o número de bolsas ofertadas do Pibic, com a finalidade de ampliar os níveis da ciência e da tecnologia em Alagoas, tanto qualitativa, quanto quantitativamente. “Queremos dobrar o número de bolsas. É preciso ter projetos de pesquisa e por trás desses projetos de pesquisa é preciso ter professores qualificados. Temos potencial e podemos avançar ainda mais”.

Incentivos

Para os próximos quatro anos, o diretor-presidente antecipou que já estão garantidos, por meio de incentivos a projetos, mais de R$ 1,5 milhão para o fomento de pesquisas apenas na Uneal.  “Podemos ter mais. Tudo vai depender dos resultados alcançados com esses investimentos. Com o comprometimento de todos, poderemos dar um salto muito grande nesses quatro anos. Esperamos que na próxima assinatura de outorgas, o número seja o dobro, talvez o triplo”, afirmou.
Ainda de acordo com as informações, o pagamento das respectivas Bolsas de Iniciação Científica será retroativo ao mês de janeiro último, com vigência de 12 meses. Cada bolsista receberá R$ 400 mensais.