Cidades
Novos bolsistas do Pibic assinam Termo de Outorga em Arapiraca
Os 40 novos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) assinaram os respectivos Termos de Outorgas na quarta-feira (8), na sala do Conselho Superior da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca. As bolsas são resultado da parceria entre a Uneal e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
O reitor da Uneal, professor Jairo Campos, ressaltou a ampliação da parceria da instituição com a fundação, o que já resultou no aumento da velocidade de Internet no Campus II, em Santana do Ipanema, processo que será implantado na sequência nos demais campi, a começar por Arapiraca. “Já iniciamos as conversas para que o número de bolsas do Pibic seja ampliado em mais quarenta”, revelou.
Já o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes Gomes, ratificou a vontade de ampliar o número de bolsas ofertadas do Pibic, com a finalidade de ampliar os níveis da ciência e da tecnologia em Alagoas, tanto qualitativa, quanto quantitativamente. “Queremos dobrar o número de bolsas. É preciso ter projetos de pesquisa e por trás desses projetos de pesquisa é preciso ter professores qualificados. Temos potencial e podemos avançar ainda mais”.
Incentivos
Para os próximos quatro anos, o diretor-presidente antecipou que já estão garantidos, por meio de incentivos a projetos, mais de R$ 1,5 milhão para o fomento de pesquisas apenas na Uneal. “Podemos ter mais. Tudo vai depender dos resultados alcançados com esses investimentos. Com o comprometimento de todos, poderemos dar um salto muito grande nesses quatro anos. Esperamos que na próxima assinatura de outorgas, o número seja o dobro, talvez o triplo”, afirmou.
Ainda de acordo com as informações, o pagamento das respectivas Bolsas de Iniciação Científica será retroativo ao mês de janeiro último, com vigência de 12 meses. Cada bolsista receberá R$ 400 mensais.
Mais lidas
-
1INDÚSTRIA BÉLICA
Capital privado não 'está à altura' de sanar Avibras e Estado tem que agir rápido, diz analista
-
2OTAN
'Armas-maravilha' não ajudaram a Ucrânia e este conflito vai acabar mal para OTAN, diz analista
-
3JORNADA DE TRABALHO
Fim da escala 6x1: 12 países que testaram com sucesso a redução na jornada de trabalho
-
4DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
5CULTURA
Curta produzido em Palmeira dos Índios é selecionado para a Mostra Sururu de Cinema Alagoano