Geral
Rio São Francisco terá monitoramento bimestral da qualidade da água
A partir do mês de maio o rio São Francisco terá monitoramento bimestral da qualidade da água, na área dos 11 municípios alagoanos localizados em sua margem. Amostras serão coletadas e analisadas a partir de parceria entre o Instituto do Meio Ambiente (IMA), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF).
Os detalhes para início do trabalho conjunto foram definidos durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (08). Segundo informações do diretor do Laboratório de Estudos Ambientais do IMA, Manuel Messias, serão feitas coletas bimestrais, uma em cada município que compõem a região do baixo São Francisco alagoano, desde a foz até o município de Delmiro Gouveia.
O coordenador da base descentralizada do IMA em Penedo, Meraldo Rocha, disse que a simulação para organização final do trabalho acontecerá ainda em abril e a primeira etapa está prevista para o dia 11 de maio.
As amostras coletadas passarão por diferentes tipos de análises. A Ufal ficará com a parte microbiológica, o Ifal com os reguladores osmóticos e o IMA com os aspectos físico-químicos. O professor José Rui Machado Reis, do curso de Farmácia da Ufal, disse que os parâmetros seguidos serão aqueles definidos pela resolução nº 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Lista dos deputados federais eleitos no Rio de Janeiro (RJ)
-
2A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
3BATE-ESTACA
Quem sai de 'A fazenda' hoje? Ariela, Renê e Thaíde estão na roça, e disputa fica entre os homens, diz enquete
-
4POLÍTICA
Memes não se tornam votos: Menina da Bota, Caneta Azul e Inês Brasil têm pouco mais de 20 mil e não se elegem
-
5ELEIÇÕES 2026
Renan Filho venceu em 71 municípios; JHC conquistou o Governo de Alagoas com 31 cidades