Geral
Sesau e Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva realizam Mutirão de Colonoscopia

O câncer de intestino é muito mais frequente do que se imagina no Brasil, sendo o quinto em incidência de óbitos até 2010, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer. A prevenção continua sendo a melhor saída e, para isso, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realiza hoje (8) e quinta (9), um mutirão para a realização do exame de colonoscopia.
A ação irá ocorrer, simultaneamente, das 8h às 16h, nos Hospitais Escola Helvio Auto (Trapiche), que será à base do mutirão, do Açúcar (Farol), Hospital Universitário (Tabuleiro do Martins) e Santa Casa de Misericórdia de Maceió (Centro). De acordo com o coordenador do mutirão em Alagoas, Hebert Toledo, o exame de colonoscopia é um aliado na prevenção do câncer de intestino, um dos tipos da doença que acontece com muita frequência no Brasil.
De acordo com Herbert Toledo, é necessário conscientizar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce, que aumenta a chance de cura em mais de 90% dos casos. “O exame permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal, final do intestino delgado”, explicou o médico, ao destacar a parceria com a Sesau para realizar o mutirão.
Em Alagoas, o mutirão beneficiará 160 pessoas de diversos municípios alagoanos, na faixa etária de 50 a 65 anos. Os pacientes foram selecionados nos Postos de Saúde, após uma avaliação.
O câncer colorretal é o mais frequente na população brasileira, sendo o segundo que mais acomete as mulheres, estando previstos 17.530 novos casos para 2015. Nos homens, esse tipo de câncer ocupa a terceira posição, com a previsão de 15.070 casos novos para este ano.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
3COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
4PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
5AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa